metropoles.com

Cheia histórica: Guaíba ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas para evitar que o centro da cidade seja inundado. O nível das águas atingiu 3,14 m

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
Imagem colorida de comportas de sistema de segurança para evitar inundação pelo Guaíba em Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de comportas de sistema de segurança para evitar inundação pelo Guaíba em Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

Devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o lago Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou a cota de inundação de 3 metros, nesta quinta-feira (2/5), chegando a 3,14 m. Trata-se de mais uma cheia histórica, superada apenas em 1941 (4,76 m) e em 2023 (3,30 m).

A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas com o intuito de impedir que o centro da cidade inunde. O Guaíba recebe águas dos rios Jacuí, Taquari, Caí, Pardo, Gravataí e Sinos.

Após o aumento acelerado dos níveis da água, a Defesa Civil emitiu alerta para que os moradores das redondezas do Guaíba busquem abrigos.

“Os moradores de áreas próximas ao Guaíba, nos municípios de Porto Alegre (Zona Sul), Guaíba e Eldorado do Sul, para que deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança”, alertou a Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (2/5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), projetou a elevação do nível do Guaíba para a sexta-feira (3/5).

“Amanhã, o Guaíba pode chegar a 4 metros. Para ter uma ideia, em novembro de 2023, foram 3,46 metros, que já foi a pior cheia desde 1941. A região das ilhas, Região Metropolitana, os municípios dos arredores, toda aquela bacia de rios vai ter resposta muito forte”, afirmou o governador.

Eduardo Leite afirmou que pelas projeções o Guaíba ultrapassará os 4 metros na madrugada desta sexta-feira (3/4). “Os especialistas que me reportam afirmam ser muito factível que o Guaíba ultrapasse os 5 metros ao longo do dia de amanhã”.

Veja o vídeo que registra o aumento do nível do Guaíba

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?