metropoles.com

Mortes confirmadas em meio a chuvas no Rio Grande do Sul sobem para 29

A informação foi dada pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), durante coletiva na noite dessa quinta-feira (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Município do Rio Grande do Sul alagado Concurso Nacional Unificado - Metrópoles
1 de 1 Município do Rio Grande do Sul alagado Concurso Nacional Unificado - Metrópoles - Foto: Reprodução

O número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 29. Até o momento, são 60 desaparecidos. A informação foi confirmada pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), durante coletiva de imprensa na noite dessa quinta-feira (2/5).

Ao todo, 213 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Dez mil pessoas estão desabrigadas.

As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

0

Alerta de rompimento de barragem

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, nesta quinta, à população das cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira devido ao risco de rompimento da Represa de São Miguel. A recomendação é que os moradores evacuem as áreas que podem ser afetadas pela ruptura. O Corpo de Bombeiros Militar está no local para ajudar. Outra represa do estado, a barragem 14 de Julho, localizada no Rio das Antas, já colapsou.

“É orientação expressa que os moradores de localidades próximas à área em vermelho demarcada no mapa para que deixem os locais de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer. As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, diz a Defesa Civil.

Rompimento da barragem 14 de Julho

A barragem 14 de Julho, localizada no Rio das Antas, nos municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, colapsou devido à forte chuva que atinge diversas cidades do estado. A informação foi divulgada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, nesta quinta-feira (2/5).

“Recebemos agora a informação da Ceran, que controla as barragens, que a barragem de 14 de Julho acabou de colapsar. A informação que a gente precisa passar para todos os moradores que vivem às margens do Rio das Antas e Rio do Taquari é sair o mais rápido possível desse local. A tendência é que isso suba em torno de 2 m a 4 m. Essa é a tendência que aconteça nos próximos minutos e nas próximas horas nos municípios mais abaixo, lá no Taquari. Importante: isso é uma informação oficial, e a gente precisa informar o máximo de pessoas possível dentro da margem do Rio das Antas e do Rio Taquari.”

Em uma publicação no Instagram, Eduardo Leite confirmou o problema na barragem.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?