metropoles.com

Barroso anuncia recursos do Judiciário para vítimas das chuvas no RS

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já deixaram mais de 20 mortos e 10 mil desaparecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline LIisboa/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ministro do supremo tribunal federal, luis roberto barroso - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ministro do supremo tribunal federal, luis roberto barroso - Metrópoles - Foto: Jacqueline LIisboa/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou a destinação de verbas do Poder Judiciário para auxiliar as vítimas das inundações que atingem o Rio Grande do Sul. A tragédia já deixou 24 mortos e mais de 10 mil desabrigados.

“No CNJ nós estamos preparando um ato normativo liberando verbas de fundos do Poder Judiciário, de recolhimento de multas e outras que têm utilização com algum grau de discricionariedade, para serem direcionados esses valores à conta dos flagelados no Rio Grande do Sul”, informou Barroso.

O anúncio ocorreu na sessão desta quinta-feira (2/5) do Plenário do STF.

O ato normativo, publicado horas depois, recomenda aos tribunais de Justiça, aos tribunais de
Justiça Militar e aos tribunais regionais federais que autorizem os “respectivos juízos criminais a efetuarem repasses de valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias e outros benefícios legais à conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul”.

Os valores deverão ser repassados a entidades de assistência social previamente habilitadas, e deverão ser utilizados em ações de auxílio às vítimas dos eventos climáticos nos municípios do estado em que venha a ser reconhecida a situação de calamidade pública.

O Rio Grande do Sul tem acumulados vítimas e danos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado. Além dos 24 mortos, outras 21 pessoas seguem desaparecidas.

No total, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas pelas chuvas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?