metropoles.com

Roraima: 100 policiais da Força Nacional desembarcam em Boa Vista

Os policiais chegaram na noite terça (7/2), em Roraima, para auxiliar na segurança das bases da Funai e dos hospitais nas terras yanomami

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Policiais da Força Nacional junto a avião da FAB, de noite, em local de aéreo desembarcando em Roraima - Metrópoles
1 de 1 Policiais da Força Nacional junto a avião da FAB, de noite, em local de aéreo desembarcando em Roraima - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Desembarcou em Boa Vista, Roraima, na noite de terça-feira (7/2), uma tropa de 100 policiais da Força Nacional para auxiliar na segurança das bases da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e dos 68 postos de saúde nas Terras Indígenas Yanomami. O pedido da Funai e do Ministério dos Povos Indígenas foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Segundo ele, a medida visa fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e dos postos de saúde. “A missão primeira da Força Nacional em território Yanomami será esta. E nós teremos a atuação da PF [Polícia Federal], com o apoio logístico das Forças Armadas, para efetuar a desintrusão”, garantiu Dino.

“Isso não é um caminho de impunidade porque as investigações estão sendo feitas e continuarão a ser feitas. Mas nós temos que entender que é uma situação política e social de alta complexidade e é preciso ter um planejamento. O uso da força sem planejamento poderia piorar o problema instalado no estado de Roraima e nós não desejamos isso”, reforçou o ministro.

Os 100 policiais chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Nos últimos dias, intensificou-se um movimento de “fuga” entre os garimpeiros da região.

Roraima é palco de uma crise humanitária ao povo Yanomami, na qual centenas de crianças, adultos e idosos sofrem por desnutrição e malária devido ao garimpo ilegal. Diversos indígenas morreram e outros foram ou continuam hospitalizados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?