metropoles.com

Roberto Alvim é nomeado secretário de Cultura por Bolsonaro

O então diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte protagonizou polêmica por ofender a atriz Fernanda Montenegro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Sec. Especial da Cultura
Roberto Alvim
1 de 1 Roberto Alvim - Foto: Divulgação/Sec. Especial da Cultura

O diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Roberto Rego Pinheiro, de nome artístico Roberto Alvim, foi escolhido para chefiar a Secretaria Especial de Cultura, transferida para o Ministério do Turismo. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7/11/2019). O então secretário Ricardo Braga foi exonerado um dia antes.

No fim de setembro, o dramaturgo Roberto Alvim protagonizou uma situação polêmica ao chamar a atriz Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa” nas redes sociais. As ofensas foram feitas depois de Montenegro posar para a capa da revista literária Quatro Cinco Um. Na edição, a atriz é retratada como uma bruxa presa a uma estaca prestes a ser queimada em uma fogueira com livros.

O episódio provocou pelo menos 19 demissões no Ceacen no início de outubro. Nessa segunda-feira (4/11/2019), o presidente da Funarte, Miguel Proença, foi exonerado. Ele foi um dos que bateram de frente com Alvim na ocasião.

Depois da saída de Braga, o DOU desta quinta-feira (7/11/2019) informou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) transferiu a Secretaria de Cultura — criada para substituir o extinto ministério da Cultura — do Ministério da Cidadania, sob o comando de Osmar Terra, para o ministério chefiado por Marcelo Álvaro Antônio.

A pasta também foi alvo de disputas nos bastidores do governo. O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) tentou emplacar uma sequência de indicações no início do governo, mas teria sido barrado por Terra. O parlamentar, que recebeu o aval de Bolsonaro para indicar nomes, acabou saindo frustrado do PSL. Hoje, ele é inimigo declarado do presidente.

O ex-deputado Marcos Soares (DEM-RJ), filho do pastor R.R Soares, chegou a ser cotado para o cargo após a demissão de Braga. Ele esteve junto ao pai em um encontro com Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (07/11/2019), no Planalto, mas não comentou sobre a reunião. A nomeação de Alvim ocorreu depois disso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?