metropoles.com

Após nove meses, presidente da Funarte é exonerado do cargo

Miguel Proença estava no comando do órgão desde fevereiro. Ele criticou falas de Roberto Alvim, do Ceacen, sobre Fernanda Montenegro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Funarte
Miguel Proença e Osmar Terra
1 de 1 Miguel Proença e Osmar Terra - Foto: Reprodução/Funarte

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, demitiu o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença (à direita na foto em destaque). A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (04/11/2019).

Miguel Proença estava no cargo desde fevereiro. Pianista de renome internacional, ele ocupou também a direção da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O órgão faz parte do guarda-chuva do Ministério da Cidadania.

A demissão ocorre após polêmicas causadas pelo diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da fundação, o dramaturgo Roberto Alvim, que chamou a atriz Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa”. Na ocasião, Miguel Proença afirmou estar “completamente chocado” com as ofensas de Alvim.

Essa não é a primeira mudança no órgão. Em outubro, 19 servidores do Ceacen foram demitidos pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. Cinco dias depois, ele revogou as exonerações. O caso ainda é repercussão da confusão envolvendo Fernanda Montenegro.

A situação de Alvim e equipe ficou ainda mais complicada após o diretor defender que o Teatro Glauce Rocha se torne um local “dedicado ao público cristão”. O diretor confirma os planos e diz que o “público cristão nunca teve um espaço para frequentar as suas crenças”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?