metropoles.com

RJ: juiz manda capturar 533 presos que não voltaram de saída de Natal

Titular da Vara de Execuções Penais também decidiu que os que perderam o prazo de retorno terão regressão para regime fechado, mais rígido

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
xgericino.jpg.pagespeed.ic.6qYE-rJE1T
1 de 1 xgericino.jpg.pagespeed.ic.6qYE-rJE1T - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais, determinou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio entregue, em caráter imediato, a relação dos presos que não retornaram do “saidão de Natal”.

Ao todo, 533 presos dos 1.3 mil que deixaram as cadeias para as festas com a família não retornaram no prazo estipulado pela Justiça, que encerrou às 22h do dia 30 de dezembro.

O número representa 40% dos que receberam o benefício. Para comparação, em 2019, dos 2.582 detentos beneficiados com VPL, 422 não regressaram.

O objetivo do magistrado é “analisar a situação de cada um deles para autorizar a regressão cautelar ao regime fechado e determinar a recaptura imediata”.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro diz que o órgão não foi formalmente comunicado sobre a evasão (não retorno) dos presos, que deixaram as carceragens para Visita Periódica ao Lar (VPL), benefício que libera o detento para ficar fora por sete dias, cinco vezes ao ano, em datas predeterminadas, entre elas o Natal.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?