metropoles.com

RJ: Caxias muda novamente calendário de vacinação e gera mais confusão

Washington Reis deu a ordem para pessoas a partir de 55 anos serem imunizados, enquanto, oficialmente, só devem ser vacinados até 60 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Rio de Janeiro – Mais uma vez a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ignorou as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) e causou confusão, na manhã deste sábado (3/4), no cronograma de idades para tomar a vacina contra Covid-19 no município.

Pelo calendário oficial da cidade, a prefeitura de Caxias informava que apenas pessoas a partir de 60 anos iriam receber a primeira dose do imunizante. Mas, segundo os agentes que estavam aplicando a vacina nas unidades de saúde, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), deu a ordem para pessoas a partir de 55 anos serem imunizadas, já a partir deste sábado (3/4).

“A minha colega passou (uma mensagem no) WhatsApp dizendo que tinham liberado para pessoas com mais de 55 anos. Foi surpresa, porque as datas não estão batendo. Pela tabela que me deram, a minha dose só seria dia 28 de abril”, contou Maria Aparecida Gomes do Espírito Santo, de 57 anos, que conseguiu receber o imunizante, ao jornal Extra.

O prefeito informou que liberou a vacinação para pessoas com mais de 55 anos em pontos onde a procura é baixa, sem detalhar qualquer embasamento técnico para dar a ordem. Reis disse ainda que o município só tem ampolas à disposição para serem aplicadas como primeira dose até este domingo (4/4).

“Estamos fazendo a otimização da vacina. Caxias é a cidade que mais tem vacinado. As vacinas chegam às 9h e a ordem é colocar as vacinas no braço, e não na geladeira”, disse Reis, ao jornal Extra.

Aglomeração e filas

No mês passado, Washington Reis decidiu diminuir a faixa etária do público-alvo de vacinação contra Covid-19 de 80 anos para a partir de 60 anos, o que gerou uma corrida aos postos, inclusive de pessoas que vieram de outras cidades.

Após o episódio, a 3ª Vara Cível de Duque de Caxias expediu liminar para que o município siga o PNI e priorize a aplicação de acordo com a faixa etária dos idosos. À época, o prefeito de Caxias considerou a vacinação na cidade como “impecável”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?