metropoles.com

Duque de Caxias: “Impecável”, diz prefeito após confusão para vacinar

Prefeitura da cidade fluminense liberou vacinação para quem tinha mais de 60 anos. Público-alvo era de 100 mil, mas só havia 6.100 doses

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro
1 de 1 Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro –  Um trabalho “impecável”, com “eficiência total”. Foi assim que o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), classificou as cenas de tumulto, filas e aglomeração na manhã desta sexta-feira (5/3), durante o processo de vacinação no município da Baixada Fluminense, o que causou frustração e revolta na população. “Todos que receberam as senhas foram vacinados. Mais de sete mil pessoas. A ação de Caxias foi impecável. Tivemos uma eficiência total”, afirmou Reis.

O prefeito de Duque de Caxias, terceiro maior município do estado do Rio, decidiu ampliar a faixa etária do público-alvo de vacinação contra Covid-19, passando do limite de 80 anos para a partir de 60 anos. A cidade tem uma população estimada de 86 mil habitantes nessa faixa etária, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, de acordo com o prefeito, são mais de 100 mil pessoas e a prefeitura só disponibilizou 6.100 doses para imunização.

Na conta do prefeito, apenas 7% do grupo conseguiu ser imunizado. Isso sem contar com o fato de a prefeitura de Duque de Caxias ter dispensado a exigência de comprovante de residência para a imunização, o que atraiu pessoas de outras cidades e acabou gerando, além de aglomeração, quilômetros de filas de carros desde a madrugada – durante a manhã, o engarrafamento para acessar a cidade pela Rodovia Washington Luiz provocou congestionamentos até a zona norte do Rio.

Desafio ao MP

Reis desafiou determinação do Ministério Público (MP) do Rio que, na quinta-feira, recomendara que a vacinação na cidade da Baixada tivesse como público-alvo pessoas acima de 80 anos. Caxias decidiu vacinar pessoas acima de 60 anos. O MP deu um prazo de 48 horas para o município se posicionar.

“Para mim, pouco importa (a orientação). Eu não posso ouvir opinião de especialista ou não posso ouvir a orientação do MP, jamais. Um governante da cidade de um milhão de habitantes jamais poderá ser orientado por uma promotora que nunca governou uma cidade. Fui eleito, quem é ela para dizer o que tenho que fazer com a cidade?”, disse o emedebista em um posto de vacinação no distrito de Xerém, supostamente em referência à promotora Carla Carrubba.

“Eu não posso receber orientação de quem tem não experiência. O Ministério Público tem quem cumprir o seu papel. Eu tenho experiência. Fui eleito, reeleito e sei o que estou fazendo. O povo concorda com que estou fazendo (…)”, acrescentou ele.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?