metropoles.com

Rio Madeira: ativistas denunciam centenas de balsas em garimpo ilegal

Moradores do local acionaram o Ibama; extração de minério é proibida na região

atualizado

Compartilhar notícia

Rio Madeira: ativistas denunciam centenas de balsas em garimpo ilegal
1 de 1 Rio Madeira: ativistas denunciam centenas de balsas em garimpo ilegal - Foto: null

Centenas de balsas e dragas usadas para extração de ouro atracaram nessa terça-feira (23/11) no Rio Madeira. As dragas, que sugam o rio em busca de minério, estão em um porto próximo da comunidade Rosarinho e a apenas 120 quilômetros de Manaus.

Segundo denúncias de ativistas, são ao menos 300 balsas que neste momento no Rio Madeira.

A prefeitura de Autazes alertou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e acionou a Marinha, a Polícia Federal e o Ministério do Meio Ambiente.

“Não podemos permitir que essa atividade, que é ilegal, coloque em risco a vida dos moradores do Rosarinho e, consequentemente, de toda a região. Os ribeirinhos e comunitários solicitaram que a prefeitura os ajudasse a preservar o rio, os peixes e o seu trabalho”, disse o prefeito de Autazes, Anderson Cavalcante (PSC), por meio de uma nota.

Veja o vídeo:

Em nota, o Ipaam esclareceu que comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para alinhar as providências, depois de identificar a presença das balsas mineradoras.

Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam, também informou que as balsas estão ancoradas no rio Madeira, local de competência dos órgãos federais.

Segundo o comunicado, a regulamentação da exploração mineral na área ” é de competência da Agência Nacional de Mineração. O licenciamento é de responsabilidade do Ibama, e a atuação, em caso de crimes de exploração ilegal de minério, é competência da Polícia Federal. Ainda sobre a trafegabilidade e de poluição hídrica, o acompanhamento é feito pela Marinha”.

O diretor-presidente declarou que, apesar de a competência de atuação na área ser federal, o governo do Amazonas está “à disposição para atuar em parceria com os demais órgãos” e que fará uma reunião de alinhamento com representantes do Ibama, Marinha e Polícia Federal na manhã de quinta-feira (25/11).

“O Governo do Estado se coloca à disposição dessas forças no sentido colaborativo. Então, em todas as ações que advirão desses órgãos, o Governo do Estado está no apoio. Nós apoiaremos as ações administrativas do Ibama. E as forças de segurança do Estado estão à disposição dos órgãos federais para tomarem as ações devidas”, pontuou Juliano Valente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?