metropoles.com

Rio inicia intervenção no BRT com linha expressa e reparos rápidos

De imediato, grupo de trabalho criou linha expressa de Santa Cruz até o terminal Alvorada para desafogar a operação

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Eduardo Paes chega ao BRT com a nova interventora Claudia Antunes Secin
1 de 1 Eduardo Paes chega ao BRT com a nova interventora Claudia Antunes Secin - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – Em decreto publicado nesta terça-feira (23/3), a Prefeitura do Rio deu início ao processo de intervenção temporária na operação e gestão do sistema BRT. A gerência ocorrerá até que uma nova licitação seja concluída e o serviço seja assumido por uma nova empresa, que garantirá um serviço de maior qualidade à população.

Claudia Antunes Secin, servidora aposentada e ex-presidente da CET-Rio, ficará à frente durante o período de intervenção no BRT Rio. O decreto nº 48.645 prevê ainda a criação de um Comitê Técnico de Acompanhamento da Intervenção, formado por Secretaria Municipal de Transporte, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e Secretaria de Governo e Integridade Pública.

Entre as medidas emergenciais adotadas está a recuperação o mais rápido possível veículos que atualmente estão fora de circulação.

Uma empresa especializada vai diagnosticar a totalidade da frota do BRT e identificar os ônibus que exijam uma quantidade menor de reparos para voltarem a circular em menor tempo possível. Atualmente, há 130 veículos em circulação de uma frota estimada, por contrato, de 413 articulados.

Para amenizar a situação caótica, a prefeitura vai colocar 20 coletivos comuns para fazer uma linha emergencial expressa, sem parada em nenhuma estação, entre Santa Cruz e Alvorada. Esses veículos passarão a servir à população já na manhã do primeiro dia de operação.

Outras ações programadas são a reabertura de estações fechadas, melhorias de infraestrutura, reforço da segurança nas estações, fiscalização sobre invasão de veículos na calha do BRT e o combate ao calote. Será realizada ainda uma avaliação periódica das estações para o planejamento e execução de ações conjuntas com outras secretarias.

A equipe de intervenção trabalhará com estrutura e pessoal existentes do BRT, para otimizar a produtividade.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?