metropoles.com

Ricardo Cappelli tem nome publicado para assumir a ABDI

Depois de deixar o Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ex-interventor da segurança no DF, aceitou convite de Geraldo Alckmin

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Ricardo Cappelli, chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
1 de 1 Ricardo Cappelli, chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Depois de deixar a secretaria-executiva do Ministério da Justiça, o jornalista Ricardo Cappelli vai começar a semana como presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O nome dele foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2/2).

Com a saída de Flávio Dino do ministério e a ida dele para o Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski assumiu a pasta e resolveu formar uma equipe própria. Assim, Cappelli, que assumiu como interventor da segurança no DF após o 8 de Janeiro, decidiu deixar o cargo anterior.

Veja a publicação:

Cappelli assume ABDI
Cappelli assume ABDI

Paralelamente, ele recebeu e aceitou o convite do vice-presidente Geraldo Alckmin para assumir o comando da ABDI. A conversa entre os dois aconteceu no dia 30 de janeiro, de acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo o colunista Guilherme Amado, também do Metrópoles, Alckmin chamou Cappelli com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A agência é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandada pelo vice-presidente.

Boa-vinda a Ricardo Cappelli

Em seu site, a ABDI afirma que tem como objetivo “estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo, seja nas empresas, indústria ou serviços”.

Também diz que atua promovendo “o debate entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da Era Digital”.

Também na página, a agência já traz um perfil do agora nomeado novo presidente, em que ele fala sobre o novo desafio.

“O que ajuda a estabilizar a democracia brasileira é o desenvolvimento, é fazer o Brasil voltar a crescer, a se desenvolver, a gerar empregos e empregos industriais. Esse é um grande desafio. Recebi e aceitei esse convite com muita alegria”, aponta Cappelli, que substitui a interina Cecília Vergara.

Politicamente, a decisão incomodou uma ala do PSB, partido de Alckmin, Dino e Cappelli. Havia dois nomes do partido cotados para a vaga da ABDI: o ex-deputado Beto Albuquerque e Alexandre Navarro, atual vice-presidente da Fundação João Mangabeira, braço teórico da sigla.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?