metropoles.com

Recriado, Ministério da Indústria reintegrará BNDES e Apex

Ministério da Indústria será uma das pastas recriadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Transição

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
Sede do BNDES, no Rio de Janeiro
1 de 1 Sede do BNDES, no Rio de Janeiro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O grupo técnico de transição da Indústria, Comércio e Serviço anunciou, nesta quarta-feira (7/12), que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) serão reintegrados ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC). A recriação da pasta é uma das orientações da Transição de Governo que já recebeu aval do presidente eleito.

“O presidente Lula deixou claro que Apex e BNDES estarão no novo MDIC. Os que tentaram argumentar de forma contrária não passaram da preliminar com ele”, afirmou Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos.

O grupo destacou que o BNDES perdeu o lugar no cenário latino-americano nos últimos anos. Segundo o relatório, houve um processo de descapitalização do banco, que, neste ano, teve a menor dotação de impostos desde 1958.

“Você teve uma política deliberada de descapitalização do BNDES. O desafio é como reconstruir o funding do banco. Esse é um assunto na mesa, e é plenamente viável sem qualquer custo fiscal se forem dados a ele os mecanismos necessários”, destacou Mercadante.

Durante a coletiva, o grupo anunciou que, além da criação do MDIC, haverá a recriação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOC). “Toda demanda intragoverno está no Ministério do Planejamento e Orçamento, É fundamental, inclusive, para aliviar o Ministério da Fazenda para cuidar da política fazendária, macroeconômica. Segundo, a indústria e o comércio exterior geram emprego e investimento”, destacou o coordenador dos grupos técnicos.

Compartilhar notícia