Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Justiça: quem furou fila da vacinação no AM não terá 2º dose antes do prazo

Nove pessoas fora do grupo prioritário, entre elas servidores públicos, são suspeitos de terem recebido o imunizante

24/01/2021 14:42, atualizado 24/01/2021 14:47
Compartilhar notícia
Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoa é vacinada contra Covid-19 no Brasil

A Justiça Federal determinou, na noite de sábado (23/1), que quem furou a fila de vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 no Amazonas não terá direito à segunda dose antes do prazo.

De acordo com a decisão da juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, as pessoas que tomaram a primeira dose de forma indevida no estado — quatro estudantes da área da saúde, dois advogados, um casal e a secretária e o subsecretário Municipal de Saúde — podem ser presas em flagrante caso tomem a 2ª dose fora dos grupos em que se enquadram. As informações são do G1.

A vacinação foi suspensa em Manaus (AM) na quinta-feira (21/1) após o Ministério Público do Amazonas abrir investigação sobre possíveis irregularidades na aplicação da vacina, com pessoas “furando a fila” de grupos prioritários. A prefeitura informou que a vacinação foi retomada no sábado (23/1).

A capital do Amazonas vive um colapso na saúde após ver um aumento do número de casos do novo coronavírus. As unidades hospitalares da cidade sofrem com o desabastecimento de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19.

Justiça: quem furou fila da vacinação no AM não terá 2º dose antes do prazo - destaque galeria
8 imagens
Município enfrenta colapso na rede de saúde
Chegada de oxigênio ao hospital
Corpos em câmaras frias
Em janeiro de 2021, o consumo diário de oxigênio chegou a 76,5 mil metros cúbicos, afirma o governo. A produção da empresa é de apenas 28,2 mil metros cúbicos por dia
Estado tem mais de 5,8 mil mortos por Covid-19
No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, amigos e familiares aguardam a liberação dos corpos das vítimas de Covid-19
1 de 8

No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, amigos e familiares aguardam a liberação dos corpos das vítimas de Covid-19

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Município enfrenta colapso na rede de saúde
2 de 8

Município enfrenta colapso na rede de saúde

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Chegada de oxigênio ao hospital
3 de 8

Chegada de oxigênio ao hospital

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Corpos em câmaras frias
4 de 8

Corpos em câmaras frias

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Em janeiro de 2021, o consumo diário de oxigênio chegou a 76,5 mil metros cúbicos, afirma o governo. A produção da empresa é de apenas 28,2 mil metros cúbicos por dia
5 de 8

Em janeiro de 2021, o consumo diário de oxigênio chegou a 76,5 mil metros cúbicos, afirma o governo. A produção da empresa é de apenas 28,2 mil metros cúbicos por dia

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Estado tem mais de 5,8 mil mortos por Covid-19
6 de 8

Estado tem mais de 5,8 mil mortos por Covid-19

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Em meio ao colapso do sistema de saúde causado pela Covid-19 em Manaus (AM), famílias se organizam para comprar oxigênio de forma particular
7 de 8

Em meio ao colapso do sistema de saúde causado pela Covid-19 em Manaus (AM), famílias se organizam para comprar oxigênio de forma particular

Hugo Barreto/Metrópoles
Na manhã de sexta (15/1), o autônomo Adenauer Seixas, de 36 anos, chegou ao Hospital 28 de Agosto, na zona central de Manaus, com um cilindro de oxigênio de 5 litros
8 de 8

Na manhã de sexta (15/1), o autônomo Adenauer Seixas, de 36 anos, chegou ao Hospital 28 de Agosto, na zona central de Manaus, com um cilindro de oxigênio de 5 litros

Hugo Barreto/Metrópoles

Além da proibição da aplicação da 2ª dose, a juíza também determinou que a Prefeitura de Manaus apresente um boletim, todos os dias até às 22h, para informar sobre quem foi vacinado. O boletim deve ter o nome, o CPF, a profissão e o local onde a aplicação ocorreu. A multa diária à prefeitura, no caso de descumprimento, será de R$ 100 mil.

“O juízo não aceitará desculpas de qualquer privilegiado e […] desde já fica consignado que quem ‘furou a fila’ não terá o direito de receber a 2ª dose, até que chegue a sua vez, sem prejuízo de indenização à coletividade que foi lesada pelo artifício imoral e antiético”, disse a juíza em trecho da decisão.

Jaiza ironizou o comportamento da secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o subsecretário por terem tomado a 1ª dose indevidamente, salientando que “visitar unidades de saúde não é estar na linha de frente”. Ela cobrou dos dois servidores o motivo de terem antecipado a imunização sem fazerem parte dos grupos prioritários.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters