metropoles.com

Quase 50% dos trabalhadores viram renda diminuir ou acabar, mostra CNI

Pesquisa aponta que 32% dos trabalhadores brasileiros tiveram queda na renda e 14%, perda total na pandemia. Apenas 10% conseguiram aumento

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Agência do trabalhador
1 de 1 Agência do trabalhador - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28/4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que quase metade dos trabalhadores brasileiros viram a renda diminuir ou acabar na pandemia: 32% dos entrevistados observaram queda na renda obtida pelo salário e 14%, perda total, somando 46%.

De acordo com o levantamento, para 41% dos consultados, a renda ficou estável, e 10% registraram aumento dos vencimentos.

Para os próximos meses, 3% dos trabalhadores esperam perda total da renda, 9% projetam redução parcial e 83% acreditam que não haverá mudança.

Em função das incertezas por causa da pandemia de Covid-19, 71% dos entrevistados dizem ter reduzido os gastos. Entre os motivos apontados, estão insegurança quanto ao futuro (38%), perda parcial ou total da renda (30%) e fechamento do comércio (27%).

Recuperação em 2022

A sondagem também apontou que 71% dos brasileiros acreditam que a economia não deve dar sinais de retomada no corrente ano e só deve se recuperar em 2022.

O dado mostra aumento de dez pontos percentuais no pessimismo do brasileiro em um intervalo de nove meses — em julho, eram 61%. A falta de vacina e a percepção sobre o impacto da pandemia na economia influenciam esse sentimento.

Do total de entrevistados, 83% consideram o ritmo de vacinação no Brasil lento e 35% das pessoas que ainda não foram imunizadas não têm expectativa de serem vacinadas esse ano. Dados oficiais mostram que apenas 13,2% da população foram vacinadas.

Batizada de “Os brasileiros, a pandemia e o consumo”, a pesquisa divulgada pela CNI foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. Esta é a terceira edição do levantamento.

Foram entrevistadas 2.010 pessoas, entre 16 e 20 de abril, por telefone. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?