metropoles.com

PSDB: após pausa nas prévias, candidatos decidem retorno nesta segunda

Resultado poderá sair no meio da semana, a depender da segurança que o aplicativo de votação ofereça aos filiados da legenda

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Eduardo Leite nas prévias do PSDB
1 de 1 Eduardo Leite nas prévias do PSDB - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Depois de toda a confusão causada pela pane no aplicativo e adiamento da votação nas prévias do PSDB, instrumento definido para a escolha do candidato tucano para a Presidência da República em 2022, os candidatos decidiram definir a data de retorno do pleito nesta segunda-feira (22/11), após reunião com os responsáveis pelo software.

Os três nomes em disputa são o governador de São Paulo, João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio. A decisão foi divulgada por Doria após uma reunião dos candidatos com a direção nacional do partido, capitaneada pelo deputado federal Bruno Araújo (PE).

“Ficou claro, estabelecido com a concordância dos três candidatos, que o limite é o dia 28”, disse o paulista. Segundo ele, haverá uma reunião com técnicos em torno do aplicativo de votação para que a data da conclusão do processo só se dê quando houver segurança total, porém, respeitando o prazo limite do domingo.

“Outro ponto que ficou claro entre os três candidatos: o resultado final das prévias do PSDB, seja na terça, na quarta, na quinta, na sexta, no sábado ou, no limite, no domingo, ao encerramento o resultado será o definitivo e será o que apontará o candidato do PSDB à Presidência da República”, ressaltou Doria.

A decisão soou como uma bandeira branca emtre os adversários: de um lado, Doria e Virgílio; do outro, Leite e alguns caciques tucanos, como os ex-presidentes nacionais do PSDB Tasso Jereissati, José Aníbal, Pimenta da Veiga e Teotônio Vilela Filho.

O paulista e o amazonense defendiam prolongar a votação até o domingo. Por sua vez, o gaúcho só aceitava esticar a corda até a próxima terça. O consenso apenas foi alcançado após a reunião com Araújo.

Prazo técnico

No entanto, a julgar pelas declarações de Bruno Araújo, o impasse não tem data para acabar. De acordo com ele, o prazo limite para a definição da votação é o técnico. “Não podemos nos antecipar a algo que ja nos causou problema”, justificou.

“Temos algo objetivo nesse caminho No início da tarde [de segunda-feira] haverá um parecer técnico para os candidatos sobre o real status do aplicativo, o tempo de resolução. Ele sendo disponibilizado, a ideia é disponibilizar quase que imediatamente para o filiado”, explicou Araújo.

Falhas

O PSDB anunciou na noite deste domingo que encerrou a votação em urna eletrônica e adiou o processo por meio do aplicativo após a plataforma apresentar falhas durante todo o dia.

“Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação. A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas”, garantiu o partido, por meio de nota publicada em conta oficial no Twitter.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?