metropoles.com

Prisão dos devedores de pensão alimentícia deve ser retomada, diz CNJ

Devido à pandemia de Covid-19, a recomendação anterior era de manter os devedores em domiciliar. Nesta sexta, o entendimento mudou

atualizado

Compartilhar notícia

Ichigo121212/Pixabay
prisão
1 de 1 prisão - Foto: Ichigo121212/Pixabay

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou recomendação na qual orienta magistrados a retomarem os mandados de prisão contra devedores de pensão alimentícia. A medida foi publicada devido à desaceleração da pandemia de Covid-19 e ao avanço da vacinação.

Em março de 2020, o CNJ havia recomendado aos magistrados que colocassem em prisão domiciliar as pessoas detidas por dívida alimentícia. A intenção era evitar os riscos de contaminação e de disseminação da Covid-19 no sistema prisional. Em junho do ano passado, o Congresso publicou a Lei nº 14.010/2020 com a mesma previsão.

Porém, segundo entendimento do CNJ, a situação agora mudou. “Consideramos a importância fundamental dos alimentos, o longo período de espera dos credores da verba alimentar – que são crianças e adolescentes – , o avanço da imunização nacional, a redução concreta dos perigos causados pela pandemia e o inegável fato de que o cumprimento da obrigação alimentícia só ocorre com o anúncio da expedição do mandado prisional”, argumentou o conselheiro Luiz Fernando Keppen, relator da norma.

A nova recomendação do CNJ sugere aos magistrados dos tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal que considerem o contexto epidemiológico local para cada situação.

O calendário de vacinação da área, a situação concreta do contágio da população carcerária local e a eventual recusa do devedor em se vacinar também devem ser levados em consideração.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?