Prefeitura usa imagem de covas abertas para tentar conscientizar em GO

Mais de 40% das mortes por Covid-19 em Jaraguá ocorreram nos últimos 15 dias e 35% dos casos notificados foram só em fevereiro deste ano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Prefeitura de Jaraguá
Abertura de covas no cemitério de jaraguá, goiás
1 de 1 Abertura de covas no cemitério de jaraguá, goiás - Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaraguá

Goiânia – A prefeitura de Jaraguá (GO), cidade que fica a 143 quilômetros de Goiânia, produziu um vídeo de conscientização sobre a Covid-19 que gerou sentimentos variados na população. As imagens mostram a abertura de covas no cemitério municipal, já esperando por mais óbitos gerados pela pandemia.

Só nos últimos 15 dias, 26 pessoas morreram na cidade, contaminadas pelo novo coronavírus, e mesmo assim as aglomerações persistem. Nesse sentido, a prefeitura local, administrada por Paulo Vítor Avelar (DEM), aliado muito próximo do governador Ronaldo Caiado (DEM), decidiu apelar para as emoções das pessoas.

O trabalho não para em Jaraguá”, diz o narrador do vídeo, com uma música alegre de fundo e a imagem de uma escavadeira furando um buraco, como se estivesse numa obra. Segundos depois, o clima muda e a mensagem central do vídeo começa a ser compreendida por quem o vê.

“Devido à falta de conscientização de uma parte da população, os números da Covid-19 seguem em alta em nosso município. Por isso, para suprir o aumento do número de óbitos, está sendo necessária a abertura de novas covas no Cemitério Parque da Serra”, segue o texto do vídeo.

Há algumas semanas, os servidores que trabalham no cemitério começaram a abrir covas e já deixá-las preparadas, um indício claro do avanço da pandemia e do aumento da demanda por sepultamentos no local.

“É uma ideia drástica, dura, mas é a realidade do que estamos enfrentando. Nossos leitos estão todos ocupados e mais de 43 pacientes da cidade foram encaminhados para outros locais para tratamento de UTI”, conta o superintendente de Comunicação da cidade, José Augusto da Silva Filho.

A repercussão do vídeo, lançado no fim de semana, gerou reações diferentes entre entre as pessoas da cidade, mas José Augusto acredita que a mensagem foi passada. “O recado foi dado. Uma minoria achou agressivo, mas grande parte entendeu e já começa a entender a gravidade da situação”, diz ele.

Na última sexta-feira (20/2), o prefeito publicou um vídeo falando a respeito de decreto com medidas restritivas adotado na cidade. Ele reconheceu que ocorreram divergências, mas que a ação foi necessária e cobrou a participação social. “Não existe decreto com a falta de respeito e com falta de compromisso da sociedade. Temos que nos unir para vencer esse vírus”, apelou.

Nível crítico

Jaraguá faz parte da região São Patrício II. De acordo com o mapa da gravidade da pandemia, divulgado na semana passada pelo governo de Goiás, a situação da região é de nível crítico, mas a administração local já considera o contexto municipal próximo da calamidade.

Os efeitos da segunda onda da pandemia são perceptíveis nos números. Os 26 óbitos registrados nos últimos 15 dias equivalem a 41% de todas as mortes registradas, em decorrência da Covid-19, desde o início da pandemia, na cidade.

Além disso, 789 dos 2.250 casos notificados de pessoas contaminadas pelo coronavírus em Jaraguá, desde março do ano passado, foram registrados só em fevereiro deste ano, ou seja, 35% em menos de um mês.

O decreto de medidas de restrição na cidade foi reeditado, proibindo funcionamento de academias e aplicando regras de lei seca, atendendo o exposto na norma técnica publicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).

Prefeitura usa imagem de covas abertas para tentar conscientizar em GO - destaque galeria
5 imagens
Aliado próximo de Ronaldo Caiado, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) tem feito constantes alertas à população
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM): preocupação com disseminação acelerada do coronavírus
Expectativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) é que vacinação avance nas faixas etárias mais novas
Secretário de Saúde de GO, Ismael Alexandrino, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado
Na primeira semana do mapa, em fevereiro deste ano,  seis regiões estavam em nível de calamidade e correspondiam a 89 cidades goianas
1 de 5

Na primeira semana do mapa, em fevereiro deste ano, seis regiões estavam em nível de calamidade e correspondiam a 89 cidades goianas

SES-GO
Aliado próximo de Ronaldo Caiado, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) tem feito constantes alertas à população
2 de 5

Aliado próximo de Ronaldo Caiado, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) tem feito constantes alertas à população

Reprodução/Instagram
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM): preocupação com disseminação acelerada do coronavírus
3 de 5

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM): preocupação com disseminação acelerada do coronavírus

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Expectativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) é que vacinação avance nas faixas etárias mais novas
4 de 5

Expectativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) é que vacinação avance nas faixas etárias mais novas

Vinicius Schhmidt/Metrópoles
Secretário de Saúde de GO, Ismael Alexandrino, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado
5 de 5

Secretário de Saúde de GO, Ismael Alexandrino, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado

Vinicius Schmidt/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?