metropoles.com

Prefeitura de SP realiza ações educativas contra a Covid-19 nesta semana

Ação visa conscientizar motoristas sobre prevenção e riscos da doença. Fim de semana é marcado por aglomerações na capital paulista.

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Na avenida Paulista, o movimento de pessoas foi grande nesta tarde. 
1 de 1 Na avenida Paulista, o movimento de pessoas foi grande nesta tarde.  - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo realiza entre segunda-feira (14/12) e sexta-feira (18/12) blitzes educativas com enfoque na prevenção da Covid-19. Será uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde (SMS) e Mobilidade e Transportes (SMT), com participação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar.

Segundo a prefeitura, as intervenções possibilitam a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem “Previna-se do coronavírus, use máscara sempre”.

As ações de conscientização ocorrerão sempre das 7h às 9h, nos seguintes locais:

– Segunda-feira (14) – Rua 25 de Março esquina com Ladeira Porto Geral – Centro;
– Terça-feira (15) – Rua Ângelo Aparecido dos Santos Dias x Rua João de Lorenzo – Zona Oeste;
– Quarta-feira (16) – Avenida Conde de Frontin, 2254 x Radial Leste – Zona Sudeste;
– Quinta-feira (17) – Avenida Sapopemba x Avenida Rodolfo Pirani – Zona Leste;
– Sexta-feira (18) – Avenida Guapira x Rua Benjamim Pereira, Jaçanã – Zona Norte.

Na sexta-feira (11/12) e no sábado (12/12), a prefeitura realizou o Dia D Ação Comunitária contra a Covid-19. A iniciativa, que teve objetivo de fortalecer as recomendações à população sobre medidas de proteção individual e social, ocorreu  nas 468 UBS da cidade de São Paulo e em locais com alto fluxo de público, como shoppings, comércio de rua, bares, restaurantes, academias, parques públicos, estações do metrô e trem, e terminais de ônibus.

Segundo boletim divulgado ontem pela prefeitura, a cidade de São Paulo registrou 448.435 casos de Covid e 14.932 óbitos pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 60%, com 584 pessoas internadas.

O fim de semana na capital foi marcado novamente por aglomerações em bares, restaurantes, comércio e ruas. Na tarde de sábado, a prefeitura interditou três estabelecimentos por infrações relacionadas à legislação por Covid-19 na Praça Dom José Gaspar, na República.

Na avenida Paulista, o movimento de pessoas foi grande na tarde deste domingo (13/12). Alguns caminhavam em meio à multidão sem máscara.

0

No sábado, começaram a valer medidas mais restritivas anunciadas pelo governo do estado de São Paulo para o funcionamento para bares e restaurantes.  No primeiro caso, os estabelecimentos só podem funcionar até as 20h. Já os restaurantes têm autorização para ficar abertos até as 22h, mas a venda de bebidas alcoólicas deve ser interrompida às 20h. A capacidade máxima continua em 40%.

A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.

O comércio (incluindo shoppings) passou a poder funcionar por 12 horas – o limite anterior era 10h –, mantendo a capacidade máxima de 40%, prevista na fase amarela. O limite de funcionamento continua até as 22h.

Compartilhar notícia