metropoles.com

Prefeito de Aparecida de Goiânia testa positivo para a Covid-19

No total, 12 pessoas da família de Gustavo Mendanha se contaminaram com a doença; o pai está intubado no hospital Albert Einstein em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB)
1 de 1 Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), testou positivo para a Covid-19 nesta quarta-feira (24/3). Por meio das redes sociais, o gestor municipal da segunda maior cidade do estado informou que está com sintomas leves da doença e segue protocolo médico em casa.

Mendanha está isolado e trabalhando de forma remota desde o dia 9/3, quando dois de seus três filhos testaram positivo para a doença. Ao todo, 12 familiares do prefeito de Aparecida (incluindo ele) foram contaminados pela doença recentemente.

No domingo (21/3), a esposa do prefeito, Mayara Mendanha, também testou positivo para a Covid-19. Em publicação nas redes sociais, Gustavo informou que o comprometimento dos pulmões da mulher é de 5%, detectado por meio de tomografia. Na mesma postagem, o gestor afirmou que o estado de saúde do pai dele era estável, com melhora do quadro clínico.

90%

O pai do prefeito, o ex-deputado estadual Léo Mendanha (MDB-GO), de 66 anos, chegou a ter 90% dos pulmões comprometidos. Com o agravamento do caso, ele foi transferido no último domingo (21/3) do Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde segue em tratamento. Ele está intubado.

“Em relação ao meu pai, que está intubado, a família e a equipe médica decidiram pela transferência, que ocorreu hoje (21/3), para o Hospital Albert Einstein, onde contará com suporte da ECMO [oxigenação por membrana extracorpórea], uma vez que 90% dos pulmões estão comprometidos”, disse Gustavo em uma rede social no domingo.

A mãe de Gustavo, Sônia Melo Mendanha, e outros seis tios, cinco do lado materno e um do lado paterno também foram contaminados pelo coronavírus. A esposa, dois dos três filhos e, agora, o prefeito também foram confirmados com a doença.

0
Política

Gustavo Mendanha, reeleito com 95,18% dos votos válidos em 2020, entrou para a política inspirado pelo pai. Natural de Inhumas (GO), Léo Mendanha fez sua carreira política em Aparecida de Goiânia. Foi secretário de obras, finanças e vereador pela cidade, além de ter sido eleito deputado estadual duas vezes (em 1994 e 1998).

Gustavo foi vereador por dois mandatos na cidade e secretário na Prefeitura de Aparecida de Goiânia quando Maguito Vilela (MDB) era o titular. A ligação próxima entre Léo Mendanha e Maguito, aliás, vinha da época em que o primeiro era deputado e o segundo era governador e, depois, senador.

Muito próximos de Maguito e do filho Daniel Vilela (ex-deputado federal e atual presidente estadual do MDB em Goiás), Léo e Gustavo Mendanha acompanharam de perto o drama do ex-prefeito na luta contra a Covid-19. Maguito foi diagnosticado ainda durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de Goiânia.

Foi internado, conheceu piora do quadro e acabou transferido para o mesmo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Maguito venceu o primeiro e o segundo turno, mesmo estando internado na capital paulista. Não resistiu às sequelas da Covid-19 e morreu em janeiro de 2021 sem que tivesse tomado posse como prefeito da capital goiana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?