Por coronavírus, EUA suspendem emissão de vistos em todo mundo

Medida foi anunciada em "resposta a desafios mundiais significativos relacionados à pandemia de Covid-19"

atualizado 20/03/2020 13:48

Em medida contra a disseminação do novo coronavírus, o governo dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (20/03) suspender a entrega de vistos comuns em todos os países, inclusive o Brasil.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, embaixadas e consulados vão cancelar todas as consultas rotineiras a partir desta sexta-feira.

“Conforme os recursos permitirem, embaixadas e consulados continuarão a fornecer serviços de visto urgentes e de emergência”, assinalou o departamento, em nota.

A medida tem validade temporária. O comunicado, contudo, não informa uma data específica para retornar à normalidade.

Os EUA registram 10.442 casos confirmados do novo coronavírus. Todos os 50 estados do país foram afetados. Até o momento, 150 pessoas morreram por causa da doença.

O governo norte-americano já tinha anunciado, na quarta-feira (18/03), a suspensão dos serviços consulares rotineiros “em muitos países”. Contudo, não havia detalhado quais.

Veja abaixo a íntegra da nota (tradução livre) publicada pelo Departamento de Estado norte-americano. A versão original você confere aqui.

“Suspensão dos serviços rotineiros de visto

Em resposta a desafios mundiais significativos relacionados à pandemia de COVID-19, o Departamento de Estado está suspendendo temporariamente os serviços de visto de rotina em todas as embaixadas e consulados dos EUA. Embaixadas e consulados cancelarão todas as consultas rotineiras de imigrantes e não imigrantes a partir de 20 de março de 2020. Conforme os recursos permitirem, embaixadas e consulados continuarão a fornecer serviços de visto urgentes e de emergência. Nossas missões no exterior retomarão os serviços de rotina de vistos o mais rápido possível, mas não podemos fornecer uma data específica no momento.

Os serviços para cidadãos dos EUA continuam disponíveis. Mais informações estão disponíveis no site de cada embaixada.

Isso não afeta o Programa de Isenção de Visto. Consulte https://esta.cbp.dhs.gov/faq?focusedTopic=Schengen%20Travel%20Proclamation para obter mais informações.

Embora todas as consultas rotineiras de imigrantes e não imigrantes sejam canceladas, a taxa de MRV (Machine Readable Visa) é válida e pode ser usada para uma consulta no país em que foi comprada dentro de um ano, a partir da data do pagamento.

Os candidatos com um assunto urgente e que precisam viajar imediatamente devem seguir as orientações fornecidas no site da embaixada para solicitar uma consulta de emergência.”

Últimas notícias