metropoles.com

Veja íntegra da ação que pede a suspensão do juiz das garantias

Parlamentares acionaram Supremo Tribunal Federal neste sábado (28/12/2019) pedindo que medida sancionado pelo presidente seja derrubada

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
Álvaro Dias
1 de 1 Álvaro Dias - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Parlamentares do Podemos e do Cidadania acionaram o Supremo Tribunal Federal, (STF) neste sábado (28/12/2019), em uma tentativa de barrar o dispositivo de juiz das garantias, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta semana.

A ação a ser apresentada pede a suspensão da medida com caráter liminar (provisório, porém de imediato) e a inconstitucionalidade da figura do juiz das garantias, alegando que a mudança cabe ao Poder Judiciário. Além disso, a peça ainda argumenta que não há uma previsão de impacto no Orçamento.

A ideia inicial, segundo o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (foto em destaque), era esperar até o dia 19 de janeiro para protocolar a ação no Supremo. Isso porque a partir desta data, quem assume o comando do plantão no STF é o ministro mais identificado como apoiador da Lava-Jato Luiz Fux – que já foi sorteado relator.

O plantonista atual é o presidente Dias Toffoli, que já se manifestou a respeito, apoiando a sanção do presidente Bolsonaro e dizendo que o juiz das garantias é “factível”. Se considerar a ação como urgente, Toffoli pode puxar para si a decisão. Caso contrário, Fux decidirá quando assumir o plantão.

No entanto, de acordo com Alvaro Dias, como associações já acionaram o Judiciário pedindo a suspensão da medida, os parlamentares resolveram mudar a estratégia.

Veja a íntegra do documento apresentado por parlamentares:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?