metropoles.com

“Todo mundo vê que é fraude”, diz Bolsonaro sobre pesquisa eleitoral

Levantamento Ipec divulgado na semana passada mostrou Lula com 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/ Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) questionou, nesta segunda-feira (28/6), pesquisa Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada na última sexta-feira (25/6), que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral de 2022.

“Olha só o que acontece: tem uma pesquisa aí, de um instituto Ipec, não sei o que lá… Deu 49% pro Lula, né? Todo mundo vê que é fraude”, afirmou Bolsonaro a apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada.

No levantamento, o petista tem 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na disputa, com 7%. O pedetista empata tecnicamente com o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que demonstrou intenção de concorrer à Presidência da República, aparece com 3%.

A pesquisa Ipec foi feita entre os dias 17 e 21 de junho, com 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ipec, o de pesquisas políticas, nasceu após o fim do Ibope Inteligência, em janeiro deste ano e foi criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-CEO da Ibope.

Na conversa com apoiadores, Bolsonaro ainda questionou a imprensa sobre a cobertura da campanha:

“O que a grande mídia começa a fazer? Em cima disso, falam: ‘Ah, como o Bolsonaro é grosso, fala palavrão as mulheres não votam nele, vão votar no Lula’. Eu não quero falar o que o Lula falou aqui sobre mulheres do cabelo duro. Falam também: ‘Porque ele não usa máscara, geralmente não usa máscara, não vou votar nele, tá certo?’ Agora, quem é que falou ‘Ainda bem que apareceu o vírus aí’? Quem foi que falou isso daí?”

Em março de 2016, em áudio gravado pela Polícia Federal com autorização da Justiça, Lula conversava com o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi quando disse: “Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?”.

A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?