Senado: CCJ aprova indicação de Claudio Portugal de Viveiros para STM

O militar ocupará o posto de ministro no lugar de Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, que deixou o cargo em 19 de março de 2021

atualizado 05/07/2021 16:08

Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, por 18 votos a 1, nesta segunda-feira (5/7) o nome do almirante Claudio Portugal de Viveiros para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). O nome do militar, agora, precisa ser aprovado pelo plenário do Senado Federal.

O militar ocupará o posto no lugar de Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, que deixou o cargo em 19 de março de 2021. Esta foi a primeira sessão da comissão presidida pelo ex-presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Natural de Varginha (MG), Viveiros iniciou a carreira na Marinha em 1975, tendo chegado ao posto de aspirante dois anos depois. Em 1980, atuou na Guarda-Marinha brasileira e, um ano após, chegou ao posto de segundo-tenente.

Antes de se tornar almirante, em 2018, o militar ocupou os cargos de primeiro-tenente, capitão-tenente, capitão de corveta, capitão de fragata e capitão de mar e guerra, além de contra e vice-almirante, em 2010 e 2013, respectivamente.

Viveiros atuou como chefe do Estado-Maior da Armada, chefiando assuntos estratégicos e operações das Forças Armadas. Foi diretor da Escola de Guerra Naval, do Centro de Inteligência da Marinha, de Portos e Costas e do Centro de Comunicação Social da Marinha.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Mais lidas
Últimas notícias