metropoles.com

Senado aprova projeto que obriga motorista bêbado a ressarcir o SUS

Relator destaca que acidentes de trânsito têm sido historicamente responsáveis por enormes gastos no âmbito do Sistema Único de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Bafômetro-e1299950052115-1-840×577
1 de 1 Bafômetro-e1299950052115-1-840×577 - Foto: Agência Brasil

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (27/4), por votação simbólica, o Projeto de Lei do Senado (PLS) n° 32/16, que obriga o motorista que causar acidentes sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa a ressarcir as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas.

A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.

O relator Fabiano Contarato (Rede-ES) destaca que os acidentes de trânsito têm sido historicamente responsáveis por enormes gastos no âmbito do SUS.

Segundo o relatório, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 70% a 80% das vítimas de acidentes de trânsito são atendidas pelo SUS e os acidentes de trânsito são o segundo maior tipo de ocorrência que gera atendimento nos serviços públicos de urgência e emergência em todo o Brasil.

“No Brasil, os acidentes de trânsito matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 160 mil pessoas com lesões graves”, diz Contarato.

“Os custos sociais, estimados por um estudo de 2015, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, beiram R$ 40 bilhões por ano, incluindo-se os custos de perda de produção, danos materiais e despesas hospitalares. Precisamos reduzir essa triste estatística e endurecer a legislação para proteger a vida”, acrescentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações