metropoles.com

Saiba quem é Flávio Dino, ministro da Justiça de Lula

Ex-governador do Maranhão e juiz de carreira, Dino já derrotou Roseana Sarney nas urnas e foi eleito senador neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, dá entrevista ao Metrópoles. Ele sorri, olhando para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, dá entrevista ao Metrópoles. Ele sorri, olhando para a câmera - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Flávio Dino (PSB), senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado, ainda não tomou posse no Legislativo e já foi alçado ao Ministério da Justiça por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio à imprensa foi feito nesta sexta-feira (9/12).

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (1991) e mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Dino também foi juiz federal da 1ª Região (TRF1) de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para entrar na política – ele foi eleito deputado federal em 2007 e ficou no cargo até 2011.

Além disso, de 2011 a 2014. Dino também presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Dino foi o primeiro governador eleito pelo PCdoB na história do partido, com 63,52% dos votos contra Lobão Filho (PMDB), que recebeu 33,69% dos votos válidos.

Já na reeleição, em 2018, Dino teve como adversária Roseana Sarney. Um pleito marcado por ataques e acirramento, mas que acabou sendo decidida no primeiro turno. Dino venceu Roseana por 59,29% dos votos e foi reconduzido ao Palácio dos Leões. Ela ficou apenas com 30,07% dos eleitores.

Inclusive, ele foi filiado ao PCdoB por 15 anos até deixar a legenda pelo PSB de Carlos Siqueira em 2021. É irmão do subprocurador-geral da República Nicolao Dino.

A sigla tem 85 anos e nunca elegeu um candidato ao Executivo, sendo considerado um feito de Dino e não do partido.

Outras disputas

A disputa pelo governo maranhense não foi o primeiro cargo no Executivo que Dino disputou. Em 2008, o político concorreu à Prefeitura de São Luís, mas perdeu no segundo  turno para o ex-governador João Castelo (PSDB) – Castelo comandou o estado de 1979 a 1982, quando era membro do extinto PDS e aliado do ex-presidente José Sarney.

Compartilhar notícia