metropoles.com

Revista The Lancet fulmina Bolsonaro: “Maior ameaça ao combate à Covid-19”

Mais respeitada publicação de ciências médicas do mundo diz que o Brasil deve se unir para dar uma resposta clara ao “E daí?” do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

A mais antiga – desde 1823 – e renomada revista da área de ciências médicas do mundo, a inglesa The Lancet traz na edição deste fim de semana o editorial “Covid-19 in Brazil: “So what?” (Covid-9 no Brasil: “E daí”). Além de traçar um diagnóstico sobre a situação da pandemia do coronavírus entre os brasileiros, a publicação ainda aponta o que seria “a maior ameaça ao combate à doença no país”: o presidente Jair Bolsonaro.

O título do artigo faz referência à célebre frase de Bolsonaro, que, ao ser confrontado sobre o crescente número de mortes no Brasil, respondeu: “E daí? Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagres”. A revista chega a insinuar que a solução seria o impeachment: “O Brasil como país deve se unir para dar uma resposta clara para o ‘E daí?’ do seu presidente. Ele precisa mudar drasticamente o curso ou deve ser o próximo a ir”.

0

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (07/05), o Brasil tem 125.218 casos confirmados da Covid-9, com 8.536 mortes.

A revista ressalta que a pandemia chegou à América Latina depois que havia atingido outros continentes — 0 primeiro caso registrado no Brasil foi em 25 de fevereiro de 2020.

“Mas, agora, o Brasil tem mais infecções e mortes na América Latina e essas são provavelmente subnotificadas”, diz o editorial. Também é preocupante, ressalta a The Lancet, o fato de a taxa de mortalidade no Brasil dobrar em apenas 5 dias.

Rumo ao interior

Recente estudo do Imperial College de Londres, que analisou a taxa de transmissão ativa da Covid-19 em 48 países, mostrou que o Brasil é onde há a maior taxa de transmissão. Se o epicentro no momento é São Paulo, o artigo afirma que as infecções estão se movendo para o interior, em cidades com estruturas inadequadas de terapia intensiva e sem ventiladores artificiais.

O artigo também ressalta as confusões em torno das demissões de dois ministros populares – Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça) em plena crise.

“Tal desordem no coração da administração é uma distração mortal no meio de uma emergência de saúde pública e também é um forte sinal de que a liderança do Brasil perdeu sua bússola moral, se alguma vez teve uma”, critica o texto.

Favelas, informais e indígenas

O editorial ainda fala sobre a situação das favelas brasileiras, com 13 milhões de brasileiros vivendo amontoados e sem acesso a saneamento, e sobre o impacto da Covid-19 entre os trabalhadores informais.

Além disso, afirma que a população indígena tem estado sob grave ameaça antes mesmo da pandemia, “porque o governo tem ignorado ou mesmo incentivado a mineração e extração ilegal de madeira na Amazônia. Esses madeireiros e mineradores agora correm o risco de trazer nova doença para populações remotas”.

Após enumerar as discrepâncias entre o que Bolsonaro prega para o combate à doença e o que a comunidade científica defende, a revista reforça que uma liderança no nível mais alto do governo é crucial para evitar rapidamente o pior resultado dessa pandemia, “como é evidente em outros países”.

Direito à saúde

No estudo de 2009 sobre o Brasil citado na revista The Lancet, os autores concluíram que “o desafio é, em última análise, político, exigindo envolvimento contínuo da sociedade brasileira como um todo para garantir o direito à saúde para todos os brasileiros”.

Leia o editorial na íntegra (em inglês):

The Lancet – COVID-19 in Br… by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?