metropoles.com

Renan Calheiros cobra Lira para que paute impeachment de Bolsonaro

O relator da CPI da Covid já propôs alterações na Lei do Impeachment e pressionou o deputado durante sessão do colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O relator da CPI da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), voltou a provocar, nesta quinta-feira (16/9), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e cobrou que o deputado paute os 137 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Rivais políticos em Alagoas, a relação de Lira e Calheiros tem histórico de provocações e críticas. Nesta manhã, o senador aproveitou para pressionar o deputado.

“O presidente da Câmara precisa despachar os pedidos de impeachment. Ele não pode se omitir e deixar de despachar. Nós temos que suprir essas regras do ponto de vista da lei do impeachment, do funcionamento das Casas legislativas”, disse.

Calheiros defendeu, novamente, que o colegiado irá propor alterações na lei do impeachment. A mudança na legislação, no entanto, depende de aprovação no Congresso Nacional. Cabe a Lira dar o início do processo de impedimento do chefe do Executivo federal.

Resposta de Lira

Em resposta a Calheiros, Lira defendeu que a proposição de mudanças na lei “foge do escopo da CPI”.

“Sugestão todo parlamentar pode fazer, projetos todos podem fazer. Eu não ousaria querer alterar daqui o regimento para o presidente do Senado alterar o rito do impeachment de ministro do Supremo”, disse Lira a jornalistas nessa quarta (15/9).

“Acho que tanto o rito do presidente do Senado quanto da Câmara são de instituições que representam o poder autônomo, representativo, que se a maioria do plenário quiser, a qualquer momento alterar, altera. Não acredito que seja esse o sentimento das duas Casas”, prosseguiu o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?