metropoles.com

“Registraremos Lula dia 15 de agosto”, diz ex-presidente do PT

“Se ele vai poder ser candidato ou não, isso é outro momento e quem vai decidir isso é o TSE”, afirmou Rui Falcão

atualizado

Compartilhar notícia

FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Aniversário do PT Lula
1 de 1 Aniversário do PT Lula - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente do PT Rui Falcão rebateu neste sábado (24/3) a ideia de uma possível indefinição interna do partido diante de incertezas em relação ao futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial de 2018. “A questão do PT está definida, vamos registrar o Lula no dia 15 de agosto em qualquer hipótese”, disse. “Se ele vai poder ser candidato ou não, isso é outro momento e quem vai decidir isso é o TSE”, completou.

Falcão negou a possibilidade de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad substituir Lula na campanha ao Planalto. “O certo é que vamos registrar Lula, o resto é especulação”, disse. “Nem ele Haddad nem o Jacques Wagner tomaram essa decisão”, afirmou.

Haddad está neste sábado (24) acompanhando a caravana de Lula no sul do país e mandou um vídeo em apoio à pré-candidatura de Luiz Marinho ao governo do estado pelo PT.

STF
Falcão também disse que é preciso resolver em definitivo e com urgência as duas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) no Supremo Tribunal Federal (STF) que tratam da constitucionalidade da medida que autoriza execução da pena antes de esgotados os recursos do julgado nos tribunais superiores.

Segundo ele, “não é o Lula, são milhares de presos provisórios que aguardam a decisão dessas ADCs”, disse, durante o 19º encontro estadual do PT. “É preciso que o Supremo restabeleça o primado da Constituição”, acrescentou.

Ele afirmou ainda que seria conveniente reprogramar a agenda dessa decisão. “Dá para votar essa semana as ADCs, não há porque não votar esse assunto”, completou.

Compartilhar notícia