metropoles.com

Rede vai ao STF para Bolsonaro destravar verba da Lei Paulo Gustavo

A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional para atender ao setor cultural diretamente impactado pela pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Senador Randolfe Rodrigues
1 de 1 Senador Randolfe Rodrigues - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O partido Rede Sustentabilidade apresentou, nesta sexta-feira (23/12), uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a empenhar, até o final deste ano, a verba destinada ao exercício da Lei Paulo Gustavo.

A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional para atender ao setor cultural diretamente impactado pela pandemia da Covid-19. Trata-se da liberação de R$ 3,8 bilhões destinados ao setor.

Na peça, a legenda defende que a medida é necessária para que os estados consigam executar os recursos ao longo do próximo ano.

Veto de Bolsonaro

Vale lembrar que Bolsonaro chegou a vetar a proposta, mas teve o veto derrubado pelos congressistas posteriormente.

Na ocasião, o governo alegou que a medida criaria uma despesa corrente primária sujeita ao limite constitucional previsto no artigo 107 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para o qual não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesa, dificultando o cumprimento do limite.

“Ao criar a obrigatoriedade do repasse pelo governo federal de recursos provenientes de fundos como o Fundo Nacional de Cultura aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, a proposição legislativa enfraqueceria as regras de controle, eficiência, gestão e transparência elaboradas para auditar os recursos federais e a sua execução”, declarou em comunicado o Ministério da Economia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?