Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

"Quem quer a paz, se prepare para a guerra", diz Bolsonaro no Rio

Presidente participou da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Desportivo a atletas militares campeões nas Olimpíadas de Tóquio

01/09/2021 12:15, atualizado 01/09/2021 18:44
Compartilhar notícia
Vinícius Schmidt/Metrópoles
“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio

Em evento organizado pelo Ministério da Defesa no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (1º/9), em homenagem a atletas militares, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que “com flores não se ganha a guerra” e afirmou que “quem quer a paz, deve se preparar para a guerra”.

Após proferir discurso aos atletas olímpicos, Bolsonaro escolheu o boxeador Herbert da Conceição para dar uma medalha “pessoal” e disse ter certeza de que ele poderia guardar a peça “para a vida toda”. Em seguida, Bolsonaro afirmou:

“Enfia a porrada, guerreiro, é isso aí. Com flores não se ganha a guerra não, pessoal. Quando se fala em armamento, quem quer a paz, se prepare para a guerra.”

A fala de Bolsonaro ocorre a menos de uma semana dos atos pró-governo convocados por ocasião do dia 7 de setembro. O mandatário tem feito diversas declarações chamando apoiadores para que se manifestem e passem um recado a opositores do governo federal.

Com apoio de alguns segmentos, como ruralistas, evangélicos e policiais militares, diversas convocações têm defendido pautas golpistas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

Medalha

Na terça-feira (31/8), Bolsonaro mostrou a apoiadores uma medalha com uma imagem sua em preto e branco com o dedo em riste, acompanhada pelos dizeres “imorrível”, “imbrochável” e “incomível” e a identificação “Clube do Bolsonaro”.

Os termos “imorrível”, “imbroxável” e “incomível” têm sido ditos de forma reiterada pelo presidente, o que ganhou adesão de apoiadores, no que chama de “3 Is”.

Nesta quarta, Bolsonaro não mostrou qual medalha entregou para o boxeador, se limitando a dizer que ela teve uma tiragem reduzida. “É uma medalha pessoal, tenho certeza que ele vai guardar para a vida toda, não posso dar para todo mundo… Foi tiragem bastante reduzida.”

Herbert Conceição é sargento da Marinha e ganhou medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2020, na categoria peso-médio (até 75 kg).

“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio - destaque galeria
4 imagens
Herbert Conceição, do Boxe, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas Tóquio 2020, na categoria peso-médio (até 75 kg).
“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio - imagem 3
“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio - imagem 4
Medalha apresentada por Bolsonaro a apoiadores com os dizeres "imbroxável, incomível e imorrível"
1 de 4

Medalha apresentada por Bolsonaro a apoiadores com os dizeres "imbroxável, incomível e imorrível"

Reprodução/ Foco do Brasil
Herbert Conceição, do Boxe, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas Tóquio 2020, na categoria peso-médio (até 75 kg).
2 de 4

Herbert Conceição, do Boxe, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas Tóquio 2020, na categoria peso-médio (até 75 kg).

Buda Mendes/Getty Images
“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio - imagem 3
3 de 4

Reprodução/Instagram
“Quem quer a paz, se prepare para a guerra”, diz Bolsonaro no Rio - imagem 4
4 de 4

Reprodução/Instagram

Bolsonaro viajou para o Rio no início da manhã desta quarta. O único compromisso oficial previsto para o dia foi a solenidade de entrega de medalhas para militares atletas que participaram das Olimpíadas Tóquio 2020. O evento é organizado pelo Ministério da Defesa e vai ocorrer às 11h no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan).

Acompanharam o presidente na agenda os ministros Walter Souza Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e João Roma (Cidadania).

Antes de decolar para o Rio, Bolsonaro fez uma passagem pelo departamento médico da Presidência da República, localizado em prédio anexo ao Palácio do Planalto. O mandatário deixou o Palácio da Alvorada às 7h e deu entrada no posto médico poucos minutos depois. Ele deixou o local por volta de 7h40 e seguiu para a base aérea.

Questionado por repórteres se estava bem, Bolsonaro apenas acenou e caminhou alguns passos pelo local. Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) não detalhou o estado de saúde do presidente.