metropoles.com

Queiroga e Pacheco discutem rebaixar Covid de pandemia para endemia

Presidente do Senado Federal sinalizou preocupação com novos casos de Covid que surgiram recentemente na China

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em frente à sua residência oficial, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Metrópoles
1 de 1 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em frente à sua residência oficial, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Metrópoles - Foto: Divulgação

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reuniram-se, nesta terça-feira (15/3), na residência oficial do Senado, para discutir sobre a revogação do estado de emergência sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19, declarada em fevereiro de 2020.

Segundo Pacheco, Queiroga apresentou dados sobre a pandemia, como o número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos e falou da possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária.

“Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, disse Pacheco.

0

Queiroga também se reuniu, na última sexta-feira (11/3) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Nesta semana, ele ainda tem um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para debater o mesmo assunto.

O ministro já havia sinalizado a possibilidade de cancelar a medida de emergência. Queiroga argumentou, na noite de segunda-feira (14/3), que a diminuição constante dos casos e óbitos causados pela Ômicron dá segurança para fundamentar a medida.

“Muitas portarias foram editadas em função da emergência sanitária, e nós não podemos interromper as políticas públicas, porque afinal de contas foram elas que permitiram que chegássemos ao estágio atual”, explicou.

Queiroga, todavia, afirmou, nesta terça-feira, que o Brasil registrou os dois primeiros casos positivos da variante Deltacron da Covid-19. A cepa, identificada pela primeira vez na França, combina características das mutações Delta e Ômicron.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?