metropoles.com

Prefeitos de SP pedem ajuda de Lira para conter preço do diesel

Em 2021, valor do litro do diesel cresceu 65%. O combustível representa 20% do custo do transporte público

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
1 de 1 Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Prefeitos de São Paulo se reuniram, nesta quarta-feira (24/11), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para pedir apoio à edição de uma medida provisória que estabeleça subsídio ou desoneração do diesel. O objetivo é tentar conter um aumento de tarifa do transporte público.

O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB-SP), disse que só em 2021 houve aumento de 65% no preço do diesel, que representa 20% do custo do transporte. Os chefes municipais vêm articulando para evitar uma alta das tarifas.

“Estamos pedindo o subsídio ou desoneração do diesel, que pode ser através MP. Existe uma preocupação do extrateto. É preciso um trabalho conjunto do Executivo e do Legislativo para superar isso. Não é possível que por conta de uma narrativa de extrateto a gente prejudique uma população mais pobre que usa o transporte coletivo”, declarou Nunes.

0

“O principal objetivo e atender é os mais pobres e vulneráveis, mas tem a questão de cunho ambiental, porque você incentivando o transporte coletivo diminui o individual”, acrescentou.

Nunes relatou que se reuniu na segunda-feira (22/11) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas que, na ocasião, o mandatário disse que seria difícil ajudar os municípios por causa da questão do extrateto.

O prefeito de São Paulo, contudo, destacou que Lira foi receptivo. Segundo o prefeito paulista, o presidente da Câmara se colocou à disposição para pautar o tema, caso chegue à Casa.

Compartilhar notícia