metropoles.com

Porta-voz: governo descarta boicote a produtos agrícolas no exterior

Ministros da Agricultura e do Meio Ambiente trabalham para tentar amenizar repercussão negativa dos dados sobre desmatamento da Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
17/05/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República,
1 de 1 17/05/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República, - Foto: Alan Santos/PR

Ao ser questionado pela imprensa nesta terça-feira (07/08/2019), o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, afirmou que o governo federal não trabalha com a hipótese de haver boicote a produtos do setor agropecuário brasileiro no mercado internacional, mesmo após a repercussão negativa de dados sobre o desmatamento da Amazônia. “Nós não temos expectativas nesse sentido”, respondeu.

De acordo com Rêgo Barros, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estão trabalhando em conjunto para tentar isolar as negociações comerciais da questão ambiental. 

O porta-voz classificou como “visões estereotipadas e pontuais” as informações sobre o desmatamento com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No fim do mês de julho, o governo convocou uma coletiva de imprensa para dizer que os cálculos eram inexatos, mas não informou novos números

Tanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) quanto Ricardo Salles admitiram que há um aumento no desmatamento da região desde 2012, mas não na proporção divulgada. O dado contestado era o de crescimento de 88% das áreas desmatadas em junho de 2019.

Bolsonaro havia manifestado preocupação com o impacto no mercado exterior. “Como nós temos um potencial grande ainda para entrar no agronegócio, vamos sofrer todo tipo de ataque. A fama do Brasil e a minha é péssima lá fora, tendo em vista rótulos que foram colocados em mim”, disse, na época.

As controvérsias relacionadas ao tema culminaram na demissão do ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?