metropoles.com

Por telefone, Lula e rei Charles III falam sobre mudanças climáticas

Monarca britânico ainda convidou Lula para sua coroação, marcada para 6 de maio, em Londres. Charles III assumiu o trono no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
lula
1 de 1 lula - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta segunda-feira (6/3), com o rei Charles III.

Nas redes sociais, Lula disse que debateu com o monarca do Reino Unido sobre a questão climática e a proteção do meio ambiente.

Veja a publicação:

Segundo comunicado divulgado à imprensa (leia a íntegra mais abaixo), Lula ressaltou “a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19”.

Convite para coroação

Segundo relatos feitos ao Metrópoles, durante o telefonema, o rei Charles III ainda convidou o presidente brasileiro para participar de sua coroação, marcada para o dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra. A coroação é um dos momentos mais solenes da realeza britânica.

Charles assumiu a Coroa britânica em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos. A cerimônia de coroação, porém, só ocorrerá oito meses após ele assumir o trono.

Quando tomou posse, a rainha Elizabeth também demorou a receber a coroa. Sua cerimônia foi realizada mais de um ano depois de ter assumido o trono de monarca.

É a primeira vez que os dois chefes de Estado conversam desde que Lula assumiu a Presidência da República neste seu terceiro mandato.

O encontro mais recente de Lula e Charles ocorreu em 2009, quando o então príncipe de Gales esteve em Brasília. Os dois se encontraram no Palácio do Planalto.

Leia a nota divulgada pelo Planalto

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema de Sua Majestade o rei Charles III, do Reino Unido, na tarde desta segunda-feira (6/3).

O presidente Lula agradeceu ao rei Charles os cumprimentos pela vitória nas eleições e os comentários positivos a respeito do papel do Brasil na agenda multilateral sobre a mudança climática e de desenvolvimento sustentável.

O presidente Lula ressaltou ainda a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.”

Compartilhar notícia