metropoles.com

Pesquisa: 78% dos brasileiros defendem fim do foro privilegiado

Consultados acreditam que acabar com o benefício ajuda a combater a impunidade no país. STF retoma julgamento do caso nesta quarta (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016
1 de 1 Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Uma pesquisa da organização não governamental Avaaz, divulgada pelo Ibope nesta quarta-feira (2/5), aponta que 78% dos brasileiros querem o fim do foro privilegiado. A entidade ouviu mil pessoas de todo o Brasil entre os dias 23 e 25 abril.

Ainda de acordo com o estudo, 12% dos entrevistados defendem a manutenção do benefício, enquanto 10% não souberam opinar. Além disso, 77% dos consultados acreditam que acabar com o foro ajuda a combater a impunidade no país.

Segundo Diego Casaes, coordenador da Avaaz, o levantamento revela a intolerância da sociedade com a corrupção e privilégios. “A população está cansada de observar esse tipo de proteção sendo oferecida a quem comete crimes. Isso é reflexo das recentes investigações da polícia e dos escândalos políticos nos últimos anos”, opinou.

Julgamento
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar na sessão plenária desta quarta-feira (2/5) o julgamento sobre o foro privilegiado. A tendência é que prevaleça o entendimento defendido pelo ministro Luís Roberto Barroso: políticos só terão direito ao benefício se o crime cometido tiver ocorrido no exercício do mandato e tiver relação com o cargo ocupado.

Para Diego Casaes, a mudança é um passo importante no combate à corrupção. “Ainda temos de analisar como isso será aplicado, assim como não sabemos o alcance das mudanças, caso ocorram. A expectativa da população também é de que a Justiça torne-se mais eficiente a partir daí, desafogando o STF.”

Compartilhar notícia