metropoles.com

Pernambuco: sobe para 56 o número de mortos após as chuvas no estado

Outras 56 pessoas seguem desaparecidas nos municípios de Recife e Olinda. Nove municípios decretaram situação de emergência

atualizado

Compartilhar notícia

Exército Brasileiro/Divulgação
Desabamento após chuvas em Recife
1 de 1 Desabamento após chuvas em Recife - Foto: Exército Brasileiro/Divulgação

O governo de Pernambuco confirmou na tarde deste domingo (29/5) que subiu para 56 o número de mortos em decorrência das chuvas no estado. Outras 56 pessoas seguem desaparecidas nos municípios de Recife e Olinda.

De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) de Pernambuco, desde a última quarta (25/5), o estado já soma 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da região metropolitana e na Mata Norte.

Nove municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

“Tão logo que a notícia da intensificação da chuva chegou, o presidente (Jair Bolsonaro) pediu que viéssemos verificar a situação in loco, para dizer como o governo federal pode ajudar nessa situação. A presença de quatro ministros aqui demonstra o empenho do governo em mitigar o sofrimento das famílias que estão aqui passando por essa situação”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, em entrevista coletiva.

Na manhã deste domingo, ele sobrevoou a região de helicóptero acompanhado pelos ministros Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

O chefe do Desenvolvimento Regional ainda alertou sobre a importância de a população afetada continuar seguindo as diretrizes da Defesa Civil para a autoproteção. “Com as fortes chuvas previstas, manteremos as medidas de autoproteção, para respeitar os alertas das Defesas Civis locais e divulgar atualizações regionalizadas”, disse.

“Monitoramento ininterrupto”

Até a noite de sábado (28/5), deslizamentos causados por chuvas na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, já haviam deixado ao menos 35 vítimas. Ainda no sábado (28/5), o mandatário do país se manifestou sobre o ocorrido, destacando as ações que o governo federal vem executando.

“Estamos atentos às fortes chuvas que atingem Pernambuco e outros estados do nosso Nordeste. Determinei ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”, disse Bolsonaro.

O presidente deve comparecer ao estado, segundo publicação do próprio mandatário, nesta segunda-feira (30/5).

As precipitações acontecem desde o início da semana passada, em um fenômeno que se alastra por regiões de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, e se intensificaram nos últimos dias.

Confira sobrevoo feito pelos ministros na região:

Trâmite dos recursos

Durante a fala, o ministro explicou sobre o trâmite necessário para que o governo federal possa liberar recursos aos estados e municípios afetados pelos temporais.

“A primeira etapa para o auxílio do governo é a decretação de urgência pelos estados e municípios, que precisam emitir os decretos de situação de emergência pedindo que o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheça a situação. Nós reconheceremos por meio do Diário Oficial da União.”

De acordo com o ministro, a liberação funcionará por três etapas:

  • Socorro e assistência humanitária: recursos para kits higiene, limpeza, colchões, cestas básicas, água…
  • Reestabelecimento de serviços essências: limpeza urbana, desobstrução de vias, reestabelecimento de energia e água…
  • Reconstrução de infraestrutura pública: os municípios e os estados têm até 90 dias para solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional recursos de reconstrução de infraestruturas públicas e casas que foram destruídas. Esses valores serão oriundos de duas medidas provisórias assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que totalizam 1 R$ bilhão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?