metropoles.com

PV denuncia governo Bolsonaro por “crime contra a humanidade” na OEA

Partido afirma que “má condução da gestão atual contra o Covid-19, que já matou 100 mil pessoas, é grave violação a acordos internacionais”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Partido Verde vai protocolar, nesta segunda-feira (10/8), uma denúncia contra o governo de Jair Bolsonaro por “crime contra a humanidade” na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Dentre as acusações, a legenda afirma que o descaso do Executivo, “que já ceifou a vida de 100 mil brasileiros”, demonstra o claro descumprimento de artigos do pacto da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José).

As denúncias são a respeito da postura da Presidência da República na gestão da crise sanitária. “Desde a decretação da pandemia mundial, pela Organização Mundial da Saúde, o presidente Bolsonaro tem adotado uma série de comportamentos contrários aos protocolos de segurança sanitária”, diz trecho.

O partido acusa Bolsonaro de fazer passeios públicos em meio à pandemia, de não usar os equipamentos de proteção e de incentivar aglomerações. “As atitudes do presidente refletem diretamente na gestão dos órgãos envolvidos no combate ao novo coronavírus”, diz o PV.

A petição apresenta ainda a demissão do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a consequente nomeação de Eduardo Panzuello, interinamente, que resultou na demissão da equipe técnica que integrava as gestões anteriores.

Para o partido, essa decisão “comprometeu o prosseguimento dos trabalhos realizados pelo órgão”. “Com o avanço das mortes, que hoje somam-se mais de 100 mil, uma das principais preocupações do governo brasileiro foi a aquisição do medicamento ‘Cloroquina’, cuja eficácia não foi comprovada por estudos científicos e, mesmo assim, foi recomendada para uso da população pelo presidente”, critica a legenda.

Com a denúncia apresentada, o PV requer que a Comissão condene o Estado brasileiro pelas violações, bem como determine que o governo adote as medidas que forem necessárias para controlar a pandemia.

Veja a denúncia:

Denúncia PV by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?