metropoles.com

Para bolsonaristas, Doria e Lula seguem “estratégia de Lênin”

Ala mais ideológica dos seguidores do presidente acredita que PT e PSDB operam de forma diferente, mas com mesmos “objetivos esquerdistas”

atualizado

Compartilhar notícia

O PT e o PSDB se enfrentaram seis vezes no segundo turno das eleições presidenciais desde a redemocratização, mas, para a ala mais ideológica dos bolsonaristas, os seguidores do guru Olavo de Carvalho, os dois partidos são espécies de lados de uma mesma moeda.

É o que defende a “estratégia das tesouras”, que Carvalho diz ter sido formulada pelo soviético Vladimir Lênin para que a esquerda sempre mantenha o poder. A teoria ganhou força nesta quinta-feira (02/04) depois que o governador tucano de São Paulo, João Doria, acenou para o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

A postagem de Doria retuitando Lula e dizendo que “o vírus não escolhe ideologia nem partidos” está sendo bombardeada pelos bolsonaristas, que já estavam de mal com o governador paulista por causa das divergências entre ele e o presidente Jair Bolsonaro na condução do combate à pandemia de coronavírus.

Entre os perfis mais famosos que trouxeram a “estratégia das tesouras” para o debate virtual está o do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Veja

Segundo Olavo de Carvalho, a estratégia serve para fazer desaparecer opções conservadoras de poder. “Você tem um partido comunista e um partido social-democrata e eles ocupam o espaço inteiro, eliminando a possibilidade de uma oposição conservadora, liberal”, diz o escritor em vídeo compartilhado pelos olavistas nas redes sociais.

“Na União Soviética, a esquerda era Trotsky e a direita era Stalin”, exemplifica ele. “É uma receita de Lênin que jamais falhou”, conclui.

Para os perfis olavistas, a troca de gentilezas entre Doria e Lula prova que quem chamava a estratégia de “teoria da conspiração” agora está vendo a verdade.

Veja o vídeo com a fala de Olavo:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?