metropoles.com

No Twitter, reação negativa à suspensão de contratos foi maioria

Levantamento da agência AP Exata pode ajudar a explicar recuo de Jair Bolsonaro (sem partido) quanto a trecho da MP nº 927/2020

atualizado

Compartilhar notícia

Dados da agência de comunicação digital AP Exata sobre as reações no Twitter à Medida Provisória nº 927/2020, que permitia a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses sem salários, ajudam a explicar o recuo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto à proposta. Em um mês já difícil para o chefe do Executivo federal na rede, a nova medida impulsionou impressões negativas sobre a gestão dele.

Após 14 dias de comentários majoritariamente negativos – período que engloba a participação do presidente em atos pró-governo mesmo de quarentena por causa do novo coronavírus –, Bolsonaro teve leve recuperação no sábado (21/03), dia do seu aniversário. De lá para cá, contudo, a popularidade no Twitter voltou a cair.

A consultoria destaca que, embora apoiadores do presidente tenham subido a hashtag #JairNãoCaiNemaPau para tentar blindá-lo, as hashtags #BolsonaroGenocida e #ForaBolsonaro estão entre as mais utilizadas. Segundo o levantamento, predominaram sentimentos como “medo” e “tristeza” nos comentários sobre a medida.

Publicada no domingo (22/03), a MP causou intensa repercussão negativa por permitir a suspensão do salário do trabalhador em tempos de incertezas econômicas devido às medidas de isolamento necessárias ao controle do coronavírus. Na prática, o empregador ofertaria programa de qualificação profissional e só pagaria “ajuda compensatória mensal e sem natureza salarial” caso houvesse acordo.

Após as reações negativas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  foi ao Twitter anunciar um recuo e dizer que determinara a revogação do artigo em questão. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (23/03), contudo, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, garantiu que o governo não desistiu da medida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?