metropoles.com

“Não tomaremos medida emergencial”, diz ministro sobre petróleo

Mercado financeiro vive um caos em função do novo coronavírus e da crise no petróleo. Nesta segunda, Ibovespa caiu mais de 10%

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque
1 de 1 Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Enviado especial a Miami (EUA) – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (09/03) que, apesar do caos no mercado financeiro em função do novo coronavírus e da crise no petróleo, o governo não pretende tomar nenhuma medida “emergencial”. Segundo ele, o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria “tranquilo”.

Nesta segunda, a Bolsa de Valores de São Paulo suspendeu as operações de compra e venda de ações em função de uma queda de 10% — o movimento é conhecido como circuit breaker e a última vez que tinha ocorrido foi em outubro de 2017.

O valor das ações foi fortemente afetado pela queda no preço do petróleo no mercado internacional. Nesse fim de semana, a Arábia Saudita comunicou que reduziu o preço, abrindo o caminho para um aumento da produção em abril.

“Não há nenhuma medida emergencial que será adotada pelo Executivo. Como falei, nós estamos monitorando e, no momento oportuno, serão alocadas as medidas, os instrumentos que se fizerem necessários”, sinalizou.

“O presidente [Jair Bolsonaro] tá muito tranquilo. Ele já colocou claramente que não vai haver interferência de preço e ele disse também que quem conduz essa questão é a equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes [da Economia]. Dessa forma que vai ser feito. Disse que a Petrobras tem total liberdade e vai continuar conduzindo sua política de preços como vem sendo até agora”, completou.

Nas redes sociais, o presidente afirmou que não há a possibilidade de aumentar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para manter o preço dos combustíveis e afirmou que a tendência é que os preços caiam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?