metropoles.com

Bolsonaro sobre crise do petróleo: “Tendência que preços caiam”

O ministro Bento Albuquerque afirmou que o governo não vai tomar nenhuma medida emergencial

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Bolsonaro nos EUA
1 de 1 Bolsonaro nos EUA - Foto: Alan Santos/PR

Enviado especial a Miami (EUA) – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (09/03) que não há possibilidade de aumentar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para manter o preço dos combustíveis.

“O barril do petróleo caiu, em média, 30%. A Petrobras continuará mantendo sua política de preços sem interferências. A tendência é de que os preços caiam nas refinarias”, disse o mandatário do país, que está em viagem oficial aos Estados Unidos.

0

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reforçou que não haverá aumento da contribuição. “A Cide é um dos componentes desses instrumentos que podem ser utilizados, como PIS/Cofins, ICMS, etc. Não tem nada de que vai aumentar a Cide, vai diminuir a Cide”, finalizou.

A Cide, instituída pela Lei nº 10.336/2001, tem a finalidade de assegurar valor mínimo de recursos para investimento em infraestrutura de transporte, projetos ambientais ligados à indústria de petróleo e gás e subsídios ao transporte.

Albuquerque frisou que o governo não pretende tomar nenhuma medida “emergencial”. Segundo o titular de Minas e Energia, o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria “tranquilo”.

Nesta segunda-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo suspendeu as operações de compra e venda de ações em função de uma queda de 10% — o movimento é conhecido como circuit breaker e a última vez que tinha ocorrido foi em outubro de 2017.

O valor das ações foi fortemente afetado pela queda no preço do petróleo no mercado internacional. A Arábia Saudita reduziu o preço, abrindo o caminho para um aumento da produção em abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?