metropoles.com

“Moristas”: novo grupo emerge nas redes após denúncias contra ministro

No campo das notícias online, o assunto continua despertando interesse, mas começa a perder capacidade de propagação

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Sergio-Moro2
1 de 1 Sergio-Moro2 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A opinião pública digital amanheceu nesta terça-feira (11/06/2019) mais alinhada com o ministro Sergio Moro e na defesa da Operação Lava Jato. A tempestade de segunda-feira (10/06/2019), provocada a partir dos artigos do site The Intercept, permitiram o surgimento de uma nova categoria de ativistas digitais: os Moristas. A conclusão é de levantamento produzido pela consultoria Bites, especializada em gestão de risco e crises digitais, divulgado nesta terça.

A existência deles ficou mais evidente após o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais diante das denúncias contra o seu ministro. Esse grupo, ainda difuso e em busca de lideranças, segue o mesmo padrão de bolsonaristas e lulistas. Quando o líder é atacado no universo digital, eles saem em defesa para neutralizar ondas negativas.

Nas últimas 24 horas, a hashtag #euapoioalavajato foi utilizada 307 mil vezes no Twitter. A outra expressão, #vazajato, está ficando para trás com 228 mil posts até às 10h30 de terça. Apenas fatos novos podem mudar essa tendência.

Entre as dez hashtags mais utilizadas no Twitter até às 10h30 dessa terça-feira, quatro são em defesa de Moro e uma em apoio a Lava Jato.

A novidade do final da segunda e começo de terça é a ascensão de #deportagreenwal, movimento contrário ao editor do Intercet, o jornalista Glenn Greenwald. Essa é a hashtag mais utilizada na manhã de terça no Twitter no Brasil com cerca de 60 mil posts até o fim da manhã.

No campo das notícias online, o assunto continua despertando interesse, mas começa a perder capacidade de propagação.

#Lulalivre
Outro fato interessante do dia é que mesmo diante da possibilidade da 2ª Turma do STF julgar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, não há uma expressiva movimentação no universo digital nem contra, nem a favor ao petista.

A hashtag #Lulalivre foi utilizada 6.141 vezes até às 10h30 de terça contra 124 posts para #lulapreso dentro do universo de 4,1 milhões de tweets publicados em português até agora.

Nas últimas 24 horas, #lulalivre foi a 46.609 tweets no contexto de 24 milhões de posts produzidos desde então.

Compartilhar notícia