metropoles.com

Moraes pede investigação de participação de deputado no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes atendeu a pedido feito pela PGR e que partiu de bancada do PSol na Paraíba

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida congresso nacional durante invasão do 8 de janeiro de 2023 - metrópoles
1 de 1 imagem colorida congresso nacional durante invasão do 8 de janeiro de 2023 - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (17/3), a apuração da suposta participação do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.

O pedido pela abertura de investigação para apurar o envolvimento do parlamentar partiu da Procuradoria-Geral da República, que, por sua vez, foi requisitada a se manifestar pelo diretório do PSol na Paraíba. O objetivo é apurar a “autoria intelectual ou instigação dos atos” por parte do deputado paraibano.

Moraes determinou que a Polícia Federal proceda, no prazo de 15 dias, com a oitiva do parlamentar. Além disso, o ministro encaminhou uma cópia da representação apresentada contra o deputado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Além do Cabo Gilberto, o deputado estadual Walber Virgolino (PL-PB), a vereadora de João Pessoa Eliza Virgínia (PP) e Nilvan Ferreira (PL-PB), candidato ao governo do estado no ano passado,  também são alvos de investigações.

Por fim, Moraes determinou que o pedido de abertura de investigação também recaia sobre a ex-primeira-dama do estado, Pâmela Bório. Ela é suspeita de ter participação no “núcleo de executores materiais dos atos criminosos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?