metropoles.com

Ministério apaga fotos da visita de parlamentar da ultradireita alemã

Marcos Pontes reuniu-se com Beatrix von Storch na última semana, na sede da pasta. Ela também se encontrou com parlamentares e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/MCTic
Marcos-Pontes-e-deputada-alema-von
1 de 1 Marcos-Pontes-e-deputada-alema-von - Foto: Divulgação/MCTic

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apagou registros do encontro do ministro Marcos Pontes com a deputada alemã Beatrix von Storch, vice-líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), investigado por propagar ideias extremistas e neonazistas. Até segunda-feira (26/7), as fotos estavam disponíveis no Flickr, mas o álbum passou a aparecer como de acesso restrito.

O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira (22/7) e estava na agenda do ministro.

Beatrix também se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas o encontro só veio a público quando a parlamentar alemã divulgou uma foto com o chefe do Executivo brasileiro em seu Instagram.

Diferentemente da reunião com o mandatário da República, outros encontros de Beatrix von Storch com parlamentares foram divulgados: com a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e com um dos filhos do presidente, o também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). “Somos unidos por ideais de defesa da família, proteção das fronteiras e cultura nacional”, escreveu Eduardo em um post ao comentar o encontro.

Em foto publicada ao lado da parlamentar alemã, na última quinta-feira (22/7), Bia Kicis celebrou a união e a semelhança de pautas defendidas.

Os encontros foram criticados pelo Museu do Holocausto e por outras entidades judaicas. O Museu do Holocausto pontuou que a Alternative für Deutschland (Alternativa para a Alemanha) “é um partido político alemão de extrema direita, fundado em 2013, com tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração”.

Em março deste ano, a agência de inteligência da Alemanha colocou o partido de Beatrix von Storch sob vigilância. As comunicações e os movimentos do AfD estão sendo controlados pela inteligência alemã, conhecida como Ação Federal para a Proteção da Constituição, desenvolvida para proteger o país da ascensão de políticas semelhantes ao nazismo.

Atualmente, a sigla AfD é conhecida pelo discurso radical anti-imigração. O partido adotou recentemente programa eleitoral com aspectos negacionistas da pandemia.

Beatrix von Storch é neta de Johann Ludwig Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças da ditadura de Adolf Hitler por mais de 12 anos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?