Maia: “Eleição é sobre ser fiel à democracia ou aliado do autoritarismo”
Bloco que apoiará candidato do presidente é formado por DEM, PT, PSL, PSB, PSDB, Cidadania, PDT, Rede, PCdoB, PV e MDB e reúne 281 deputados
atualizado
Compartilhar notícia

Ao lado de líderes e deputados de partidos que reuniu em torno do candidato que será anunciado para a sua sucessão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta sexta-feira (18/12), durante anúncio de adesão da oposição ao grupo, que a eleição interna da Casa não é sobre candidato a ou b, mas “sobre ser fiel à democracia ou ser capacho do autoritarismo”.
“Esta é a eleição entre ser livre ou subserviente; ser fiel à democracia ou ser capacho do autoritarismo; ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo; ser fiel aos fatos ou ser devoto de fake news”, disse Maia.
“Porque enquanto alguns buscam corroer e lutam para fechar nossas instituições, nós aqui lutamos para valorizá-las. Enquanto uns cultivam o sonho torpe do autoritarismo, nós fazemos a vigília da liberdade. Enquanto uns se encontram nas trevas, nós celebramos a luz”, acrescentou.
O parlamentar leu uma carta assinado por todos os partidos do bloco – DEM, PT, PSL, PSB, PSDB, Cidadania, PDT, Rede, PCdoB, PV e MDB. Agora, o grupo conta com 281 deputados.
Veja a carta na íntegra:
Doc CD 2020 by Tácio Lorran on Scribd
Ao final, Maia disse que o bloco vai seguir dialogando para construir um nome de convergência entre partidos com ideais díspares. “Partido tão diferentes, mas com uma grande convergência na defesa da democracia, das liberdades e das instituições democráticas”, disse. Os mais cotados são Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).
O candidato indicado vai disputar a presidência da Câmara com o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e candidato do Palácio do Planalto. O pleito interno ocorre no dia 1° de fevereiro de 2021.
