metropoles.com

Com PT, oposição anuncia adesão ao bloco de Maia na disputa da Câmara

O bloco formado por DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV recebeu a adesão de PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede, totalizando 280 deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Os partidos de oposição PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede anunciaram, nesta sexta-feira (18/12), adesão ao bloco liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Chamado de “centro democrático”, o bloco é formado por DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV e conta, agora, com 281 deputados.

O bloco, todavia, não anunciou quem será o candidato à presidência da Câmara, o que deve ocorrer na próxima semana. Os mais cotados são Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

PSB, PDT e PCdoB já haviam decidido pelo apoio, mas aguardavam a definição do PT para fazer o anúncio. O partido Rede Sustentabilidade, com um deputado, também aderiu ao bloco.

Apesar da quantidade de deputados, nos bastidores, calcula-se que cerca da metade dos 53 deputados do PSL devem seguir com o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, que tem o apoio de PP, PL, PSD, Solidariedade, Pros, PSC, Avante, Patriota e Republicanos – 193 deputados.

O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 214 deputados.

A eleição interna da Câmara será realizada em 1° de fevereiro de 2021, por voto secreto, o que pode gerar “traições” de ambos os lados. Para ser eleito, o candidato necessita obter 257 votos dos 513 deputados.

PT

Na reunião desta sexta-feira, a bancada do PT também decidiu que, além de aderir ao bloco de Maia, vai apresentar, na próximo terça-feira (22/12), um nome aos deputados para ser analisado junto com Ribeiro e Rossi. Também será apresentado um programa com pautas e interesses. ”

“A decisão do PT hoje é de integrar ao bloco sem deixar de discutir uma opção, uma alternativa à presidência da Casa”, afirmou a deputada Gleisi Hoffman (PR), presidente nacional do PT. “A oposição construirá um nome para apresentar ao bloco também como alternativa”, acrescentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?