metropoles.com

Maia demonstra insatisfação por vazamento de conversa com presidente do BC

Presidente do BC procurou Maia porque estava preocupado com a crise política e com a possibilidade das reformas não avançarem no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, procurou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar da preocupação com a crise política e a possibilidade das reformas não avançarem no Congresso Nacional.

A conversa entre eles ocorreu na quarta-feira (28/10), mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC definiu manter a Selic (taxa básica de juros) em 2% ao ano, apesar da alta nos alimentos. É o menor patamar da história. Assim, a preocupação de Campos Neto surge em um momento chave para o Banco Central.

Maia disse ao presidente do BC que a obstrução dos trabalhos parte diretamente da base do governo.

“Não sou eu que estou obstruindo, é a base do governo. Se o governo não tem interesse nas medidas provisórias, eu não tenho o que fazer. Eu pauto, a base obstrui, eu cancelo a sessão. Infelizmente, é assim. Eu espero que, quando tivermos que votar a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] emergencial, a reforma tributária, que o governo tenha mais interesse e a própria base tire a obstrução da pauta da Câmara”, falou o presidente da Câmara a jornalistas.

0

Além disso, o presidente da Câmara já havia afirmado que governos e lideranças dos partidos precisam fechar um cronograma para votação de medidas de corte de gastos para garantir a adoção do Renda Cidadã com máxima urgência. Desde o dia 6 de outubro não são realizadas votações na casa legislativa.

Campos Neto também alertou Maia sobre os reflexos para a economia e para os mercados da dificuldade política em se avançar na pauta do ajuste fiscal. O presidente da Câmara foi curto e grosso na resposta: “Ligou para a pessoa errada. Quem está obstruindo a pauta é a base do governo”, como revelou o blog Camarotti.

Porém, na manhã desta quinta (29/10), o presidente da Câmara não ficou feliz em saber que Campos Neto vazou o conteúdo da conversa particular entre eles.

Ao Metrópoles, a assessoria de Rodrigo Maia informou que o parlamentar parece estar se referindo as matérias de jornal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?