metropoles.com

Maia a Bolsonaro sobre veto a fundo eleitoral: “Fique à vontade”

O presidente da Câmara não descartou uma reação dos parlamentares à decisão de Jair Bolsonaro: “Vão retaliar, O que posso fazer?”

atualizado

Compartilhar notícia

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Alcolumbre, Maia e Paulo Guedes
1 de 1 Alcolumbre, Maia e Paulo Guedes - Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (19/12/2019) que é um direito do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vetar o fundo eleitoral aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Mas alertou que os deputados podem reagir à decisão dele.

“Ele veta o que ele quer, e a gente vota a pauta da Câmara e do Senado. Foi ele que mandou a proposta, ele veta…”, afirmou. Isso porque o valor de R$ 2 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional para o financiamento público de campanhas eleitorais foi uma proposta do próprio governo de Bolsonaro.

Questionado se os parlamentares derrubariam o veto, o presidente da Câmara não quis se posicionar. No entanto, ao ser alertado sobre uma mobilização de alguns líderes para retaliar a decisão do Executivo, Maia sustentou: “Vão retaliar. O que posso fazer? Se a equação é quem faz mais aceno popular, a Câmara tem um arsenal”.

A fala faz referência à propostas que têm apoio popular que poderiam ser aprovadas e defendidas por deputados, mesmo que tenham alto custo financeiro ao Palácio do Planalto, além de desgaste político para vetá-los. Algumas dessas pautas são chamadas pela equipe econômica de “pautas bomba”. Ele citou, por exemplo, o caso de se discutir reajuste real a salário mínimo ou a redução do preço do óleo diesel.

“Aí daqui a pouco o Legislativo vai fazer a mesma coisa. Se começar esse jogo de um querer vetar e deixar o desgaste para outro, vai gerar insegurança muito grande para a sociedade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?