Lula diz que regulação de mídia deve ser “problema de todos os países”

Em encontro com jornalistas de mídias independentes, presidente Lula defendeu combate às notícias faltas

atualizado 07/02/2023 17:40

lula jornalismo independente Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a discussão sobre regular mídias digitais “não pode ser um problema de um país só, tem que ser um problema de todos os países do mundo para regular uma coisa que dê tranquilidade ao regime democrático”. A fala foi feita em encontro com jornalistas de veículos independentes na manhã desta terça-feira (7/2).

De acordo com o chefe do Executivo federal, há um projeto apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino para debater a disseminação de notícias falsas. “A gente pretende discutir com a sociedade, abrir um debate para saber como que a gente proíbe que as empresas de aplicativo fiquem divulgando notícias que são impróprias, ou são mentirosas, ou são violentas, ou evocam as pessoas a fazer coisas que não prestam”, explicou Lula.

O petista citou o enfrentamento às notícias falsas nas últimas eleições, que definiu como “fora do limite de qualquer compreensão de um ser humano”. “Esse é um dos assuntos que quero conversar com [Joe] Biden, é um dos assuntos que quero conversar no G20, que eu quero conversar no Brics”, ressaltou Lula.

Ele se encontrará como presidente dos Estados Unidos na próxima sexta-feira (10/2), na Casa Branca. A conversa terá quatro tópicos centrais: clima; democracia, diretos humanos e equidade racial; comércio e investimentos e assuntos globais, como Ucrânia e Venezuela.

Mais lidas
Últimas notícias